Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/08/2001 - 10h08

Jorge Amado não tem biografia completa

Publicidade

CYNARA MENEZES
da Folha de S.Paulo

Ainda não existe uma biografia definitiva sobre Jorge Amado. Sua vida pessoal é conhecida apenas a partir de 1945, quando passa a morar com Zélia Gattai.

Em muitos dos trabalhos publicados até agora sobre ele, não há detalhes sobre o período anterior, quando já era um escritor famoso, a partir de 1935. Os 56 anos de vida em comum com Zélia foram descritos pelo próprio casal em obras como "Navegação de Cabotagem" (Amado) ou "A Casa do Rio Vermelho" (Zélia Gattai).

Mas, mesmo nas cronologias dedicadas ao escritor, muitas vezes o nome da filha Lila nem chega a ser mencionado. Matilde aparece apenas como a primeira mulher, com quem se casou em 1933 e de quem se separou em 1944. Na biografia dedicada ao escritor no site da Fundação Casa de Jorge Amado (www.fundacaojorgeamado.com.br), nenhuma das duas é citada e há um salto de dez anos no tempo.

Já na página dedicada a Zélia aparecem os nomes de seu primeiro marido, Aldo Veiga, e de seu primeiro filho, Luis Carlos -ela era casada quando conheceu Jorge, em um Congresso de Escritores, em 1945.

Entre os poucos trabalhos biográficos publicados sobre o autor baiano está "Jorge Amado: Retrato Incompleto", de Itazil Benício dos Santos, esgotado nas livrarias e que, como o nome já diz, tampouco é definitivo.

No exterior, há pequenos ensaios, como "Jorge Amado", de Bobby J. Chamberlain, ou "Jorge Amado: O Homem e a Obra", de Álvaro Salema (Portugal). Está prevista para fevereiro de 2002 a publicação de uma biografia de Amado pelo tradutor e especialista em literatura latino-americana Thomas Colchie.

Leia mais notícias sobre a morte de Jorge Amado
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página