Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/08/2001 - 11h23

Festival de curtas traz filmes premiados no exterior

Publicidade

da Folha Online

Além de destacar o olhar feminino no cinema, o 12º Festival Internacional de Curtas terá entre seus destaques filmes premiados em fesitvais como o de Cannes, Veneza e Berlim.

A exibição do melhor curta-metragem do Festival de Cannes deste ano, "Bolinhos de Feijão", faz parte da programação do festival. O filme, dirigido por David Greenspan, é uma produção do curso de cinema da Universidade do Sul da Califórnia onde são utilizados os procedimentos, a estética e a temática típicas do cinema japonês.

Vencedor do Leão de Prata no Festival de Veneza 2000, o australiano "Telefone para Genevieve Snow", dirigido por Peter Long, também poderá ser visto no festival.

"Je T'Aime John Wayne", do escocês Irvine Allan, indicado para Melhor Curta no European Film Awards 2001; "Jungle Jazz: Inimigo Público nº 1", do americano Frank Fitzpatrick, Urso de Prata no Festival de Berlim deste ano; e "Alma Negra", da animadora canadense Martine Chartrand, vencedor do Urso de Ouro de melhor curta em Berlim 2001 fazem parte da mostra.

Mostra Latino-Americana

Entre os diretores em destaque na Mostra Latino-Americana está o roteirista do longa "Amores Brutos", Guillermo Arriaga, que participa com o curta "Rogélio", sobre um jogador que mesmo depois de morto insiste no vício. O ator principal de "Amores Brutos", Gael García é o protagonista de "Cérebro", uma direção da dupla Andrés Léon Becker e Javier Solar Cortés.

Vencedor do Prêmio da Academia para Filmes de Estudantes em 2000 (o Oscar da categoria), "Quero Ser", uma co-produção México/Alemanha dirigida por Florian Gallenberger, e "O Olho na Nuca", de Rodrigo Plá, vencedor do Oscar de Filmes de Estudantes em 2001 também compõem a mostra.

Olhar Feminino

Três programas trazem 14 obras em curta duração da diretora francesa Agnès Varda. Entre elas estão "Cleo das 5 às 7" (1962), "Panteras Negras" (1968), "Ao Lado da Riviera" (1958), "Salve os Cubanos" (1963), com recordações trazidas de Cuba, e "Resposta das Mulheres" (1975).

A norte-americana nascida na Ucrânia Maya Deren também terá uma retrospectiva no festival, que vai exibir os filmes "Meshes of The Afternoon" (1943), "Ritual no Tempo Transfigurado" (1945) e "O Verdadeiro Olho da Noite" (1955). Além de seus filmes, a mostra traz o documentário "Invocando Maya Deren" (1987), de Jo Ann Kaplan, com depoimentos e entrevistas com a diretora, morta em 1951.

Contos de Sedução

Pela primeira vez será exibida no Brasil a série "Contos de Sedução", uma iniciativa da produtora alemã Regina Zeigler com o objetivo de compor contos eróticos dos anos 90. O Festival de São Paulo programou nove episódios:

  • "O Mestre Holandês", de Susan Seidelman (1993)

  • "Molhado", de Bob Rafelson (1994)

  • "Posso Ser Seu Salsichão, Por Favor?", de Rosa von Prauheim (1999)

  • "Os Elefantes Nunca Esquecem", de Detlev Buck (1996)

  • "A Sala de Espera", de Jos Stelling (1996)

  • "Hotel Paraíso", de Nicolas Roeg (1995)

  • "Quimono", de Hal Hartley (2000)

  • "Em Cima Embaixo", de Fridrik Thor Fridriksson (2000)

  • "O Posto de Gasolina", de Jos Stelling (2000)


  • Itinerante, o evento vai para o Rio de Janeiro (dias 31 de agosto, 1º e 2 de setembro) e Porto Alegre (4 a 6 de setembro).

    Maiores informações podem ser acessadas na home-page do evento www.kinoforum.org

    O quê: 12º Festival Internacionald de Curtas-Metragens de São Paulo
    Onde: Museu da Imagem e do Som (Auditório e Sala de Vídeo Sony), Cinesesc, Espaço Unibanco de Cinema, Centro Cultural São Paulo, MAM, Cinusp, Faap e Museu Lasar Segall
    Quando: 23 de agosto a 1º de setembro de 2001
    Quanto: gratuito

    Rio de Janeiro
    Onde: Casa de Cultura Lauro Alvim e Espaço Leblon de Cinema
    Quando: 31 de agosto a 2 de setembro

    Porto Alegre
    Onde: Usina do Gasômetro
    Quando: 4 a 6 de setembro
     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página