Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/08/2001 - 18h37

Evento lança em São José dos Campos livro sobre imigração italiana

Publicidade

free-lance para a Folha Vale

As histórias de família do coronel reformado da Polícia Militar Gilberto Franco Sacilotti, 71, se confundem com a própria história do Vale do Paraíba e até do Brasil.

Esses "causos" estão descritos no livro "Meus Contos", que será lançado hoje, em São José dos Campos.

O coronel nunca pensou em escrever um livro. "Eu gostava de contar histórias para meus filhos e eles deram a idéia", lembra o coronel escritor.

O livro relata, principalmente, a chegada dos imigrantes italianos ao Brasil e ao Vale do Paraíba. "Minha família chegou ao Brasil em 1883 e veio para Lorena. Eles eram agricultores e foram abrigados aqui, porque na Itália não tinha mais trabalho", conta.

A capa do livro traz essa lembrança da imigração -uma foto com as famílias Sacilotti, Giordani, Belinni, Pazzinni e Marton reunidas para a celebração da primeira missa do padre Pedro Sacilotti, em 1925, no município de Canas.

Os descendentes dessas famílias continuam no Vale até hoje e fazem parte da história de desenvolvimento da região. "Uma vez, o Altino Bondesan escreveu em um de seus artigos que meu bisavô trouxe o primeiro arado de ferro do Brasil", afirmou.

Segundo Sacilotti, o livro levou dois anos para ser escrito. "Eu devo o livro à minha memória, porque relatei fatos que meu avô e meu pai me contavam e que estou passando para meus filhos e netos", disse o escritor.

A idéia inicial era fazer, no máximo, seis exemplares do livro para serem distribuídos aos meus filhos. "O dono da editora é meu amigo e me incentivou a publicar, disse que poderia ser interessante", afirmou Sacilotti.

Além da própria história do autor, a produção do livro envolveu um trabalho de pesquisa, tanto na busca de fotografias antigas quanto no estudo sobre a origem da família Sacilotti.

Uma das histórias interessantes é a do padre Pedro, um dos primeiros que tentou catequizar os índios xavantes, que vivem às margens do rio das Mortes, em 1939. "Ele e outro padre levavam presentes todos os dias aos pés de uma cruz implantada na aldeia, sem os índios perceberem. Um dia, eles foram trucidados por eles", conta o autor.

O lançamento acontece hoje, às 20h, na livraria Nobel Megastore, no piso superior do Shopping Colinas, que fica na avenida São João, 2.200. A entrada é gratuita e o livro custa R$ 20.

Veja agora a programação do fim de semana




 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página