Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/11/2001 - 10h14

Texto de Gianfrancesco Guarnieri estréia para convidados em SP

Publicidade

LUCIANA PAREJA
da Folha de S.Paulo

Uma peça musicada ou um musical brasileiro. É assim que a produção de "A Luta Secreta de Maria da Encarnação" define a peça, que estréia para convidados hoje, às 21h, e para o público, sexta, no teatro Sérgio Cardoso (SP).

Como produção, entenda-se o diretor, Marcus Vinícius Faustini, 29, e o autor, Gianfrancesco Guarnieri, 67, um dos maiores nomes do teatro nacional.

O projeto, em 2000, era de um musical para comemorar os 500 anos do Brasil, mas como o patrocínio da Petrobras, de mais de R$ 1 milhão, saiu no fim do ano, a idéia foi adiada, e a peça, com um mote totalmente diferente do inicial, foi escrita e concluída em meados da metade deste ano.

Faustini criou grande empatia com Guarnieri ao dirigir "Eles Não Usam Black Tie" -que estreou em São Paulo em março, depois de temporada no Rio- e concordou com o autor que o molde Broadway de musical não transmitiria as idéias do texto, daí a busca por parâmetros próximos da realidade do país.

Assim, para contar a história de Maria da Encarnação -interpretada por Suely Franco, 61, e Vanessa Gerbelli-, mulher de 80 anos que vai recordando sua vida (do nascimento no sertão, em 1920, passando por fatos históricos, como a luta contra o regime militar), enquanto busca os filhos desaparecidos, Guarnieri criou um texto em que as canções são prolongamentos das idéias. A composição é de Renato Teixeira.

"A Maria da Encarnação sintetiza uma porção de coisas sobre o país, embora tenha uma trajetória muito particular", diz Guarnieri. "Toda sua história vai sendo contada através da sua memória. É uma personagem popular com fluxo de memória, o que geralmente acontece com personagens de camadas sociais mais altas. E mesmo sendo do povo, sua trajetória e modo de pensar não são menos interessantes", diz o autor.

No cenário de J. C. Serroni, os elementos de sua memória fundem-se com sua casa atual, como na interpretação. As Encarnações de Suely Franco e de Vanessa Gerbelli encontram-se em cena.

Além das atrizes, estão no elenco Ewerton de Castro, Claudia Mello e Carmo dalla Vecchia, entre outros, além de uma equipe de mais de cem profissionais.

O quê: A Luta Secreta de Maria da Encarnação
Texto: Gianfrancesco Guarnieri
Com: Suely Franco e outros
Onde: Sérgio Cardoso (r. Rui Barbosa, 153, São Paulo, tel. 0/xx/11/288-0136)
Estréia para convidados: hoje, às 21h
Quando: sex.(16) e sáb., às 21h; dom., às 18h
Quanto: R$ 10
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página