Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/11/2001 - 03h05

Guarnieri cria épico subjetivo e social para o teatro

Publicidade

LUCIANA PAREJA
da Folha de S.Paulo

A partir das 21h, o grande público poderá ver a montagem de "A Luta Secreta de Maria da Encarnação", novo texto de Gianfrancesco Guarnieri.
O musical, que estreou para convidados na segunda, abre hoje as portas do teatro Sérgio Cardoso (SP) a todos.

Guarnieri, 67, conta que redescobriu o prazer de escrever para teatro com a peça. "O processo todo foi uma delícia, tivemos uma interação muito grande, eu e o grupo. Criei uma afinidade maravilhosa com [o diretor" Marcus Vinícius Faustini, de quem me aproximei quando ele trouxe "Eles Não Usam Black Tie" a São Paulo [em março]. Nós temos muita coisa em comum, não só como amigos, mas em termos de pensamento teatral", diz.

Narrando a história de Maria da Encarnação, que, enquanto procura suas duas filhas desaparecidas, recorda sua sofrida trajetória, Guarnieri mais uma vez criou um personagem feminino forte para discutir questões sociais e subjetivas. Segundo Ewerton de Castro, que faz participação especial na peça, "há um pouco de Romana no texto", referindo-se ao personagem que Fernanda Montenegro imortalizou na versão cinematográfica de "Black Tie" (81).

"Eu queria fazer um negócio sobre o povo, mas quem representaria o povo? Uma mulher humilde. Como a peça se passa toda no fluxo de memória do personagem, preferi colocar uma mulher pela visão mais sensível e subjetiva que elas têm", define o autor.

Dentro de sua obra, Guarnieri explica que "a peça, claro, é uma evolução". "A gente acaba somando uma série de coisas. E o texto abriu um novo caminho, encontrei um novo estímulo. Quero me dedicar exclusivamente à dramaturgia", afirma.

"Eu diria que ela é a fusão de dois períodos: o teatro dos anos 70, fortemente épico, social, e que era necessário então; e o teatro dos anos 80, preocupado com os dilemas individuais, subjetivos, quando o sonho de mudar o mundo se desfez e as pessoas passaram a se questionar.
A minha peça une os dois elementos, o épico e o subjetivo", define.

A respeito da montagem, uma superprodução de R$ 1,5 milhão, Guarnieri diz: "Mesmo grandioso, o espetáculo não esmaga o que se quer dizer. É emocionante".



A LUTA SECRETA DE MARIA DA ENCARNAÇÃO
Texto: Gianfrancesco Guarnieri
Direção: Marcus Vinícius Faustini
Com: Suely Franco e outros
Onde: teatro Sérgio Cardoso (r. Rui Barbosa, 153, SP, tel. 0/xx/11/ 288-0136)
Quando: sex. e sáb., às 21h; dom., às 18h
Quanto: R$ 10
Patrocinadores: Petrobras e Instituto Takano
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página