Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/11/2001 - 18h12

Soninha diz que fuma maconha e TV Cultura cancela seu contrato

Publicidade

da Folha Online

A TV Cultura divulgou hoje um comunicado informando que cancelou o contrato com a apresentadora Sonia Francine, a Soninha, do programa "RG".

Segundo a nota, o motivo para a recisão foi o depoimento dado pela apresentadora à revista "Época" para a matéria "Eu fumo maconha". Soninha é uma das pessoas fotografadas na capa da edição da revista desta semana.

"A TV Cultura (...) não pode permitir a manifestação pública, por seus funcionários e colaboradores, de práticas atentatórias às leis vigentes no país", diz a nota.

O programa apresentado por Soninha na emissora era voltado para o público jovem. A atração, que era transmitida ao vivo, está temporariamente suspensa.

Para Soninha, ouvida pela Folha ontem, "[a decisão da Cultura] é coerente com esse sistema hipócrita [a proibição da droga] que faz mal à sociedade".

Leia a seguir a nota na íntegra:

"Revista de circulação nacional publica, esta semana, matéria de capa com o título 'Eu fumo maconha' e fotos de diversas personalidades, entre as quais a de Sonia Francine, apresentadora do programa RG, da TV Cultura.

A TV Cultura, em sua condição de televisão pública, tem promovido, em diversos programas de sua grade, debates pluralistas sobre o consumo de drogas em geral e sobre a descriminalização das drogas leves. Entretanto, não pode permitir a manifestação pública, por seus funcionários e colaboradores, de práticas atentatórias às leis vigentes no país. A Fundação Padre Anchieta respeita a luta pela transformação das leis, mas não pode aceitar que o seu descumprimento seja uma atitude defendida por apresentador de programa da TV Cultura, tanto mais quando se trata de um programa de debates destinado ao público juvenil.

Por esse motivo, e sem questionar a competência de Sonia Francine como apresentadora, a TV Cultura rescindiu hoje seu contrato e suspende temporariamente a transmissão do programa RG."

Colaborou a Folha de S. Paulo

Leia mais:
  • ESPN diz que mantém Soninha como apresentadora e comentarista

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página