Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/12/2001 - 17h09

Compositor Camargo Guarnieri é homenageado com livro e CD duplo

Publicidade

da Folha Online

Um recital com o Quarteto de Cordas Cidade de São Paulo e a pianista Lais de Souza Brasil marcará um duplo lançamento em homenagem ao músico Camargo Guarnieri (1907-1993) amanhã, na sala Jardel Filho, no Centro Cultural São Paulo.

A pianista Lais de Souza Brasil lança "50 Ponteios", nome de seu CD só com músicas de Guarnieri, e o musicólogo Flávio Silva ministra uma palestra abordando aspectos da vida e obra do compositor paulista, tema de seu livro, "Camargo Guarnieri - O Tempo e a Música".

Livro

A idéia original do livro foi proposta por Vasco Mariz a Edino Krieger, na época diretor do então INM (Instituto Nacional de Música), em 1986, para lançamento na comemoração dos 80 anos do compositor, que aconteceria no ano seguinte. Sucessivos adiamentos propiciaram a reorganização, ampliação e aperfeiçoamento do projeto original, que ficou a cargo de Flávio Silva.

A obra reúne textos de vários especialistas sobre Guarnieri - quase todos inéditos - e traz reproduções de 130 documentos entre fotografias, partituras, cartas, desenhos e programas de concertos obtidos no acervo do compositor, no IEB (Instituto de Estudos Brasileiros), da USP, no Teatro Municipal de São Paulo, na Biblioteca Nacional e em outras fontes.

O livro não está circunscrito aos aspectos da vida e da obra do compositor, a intenção foi situar vida e obra no ambiente de uma época de muitos questionamentos. Nesse aspecto, o destaque é a transcrição integral da correspondência entre o compositor e o escritor Mário de Andrade.

As opiniões do compositor sobre sua própria obra também estão no livro que reproduz na capa um retrato de Guarnieri feito por Cândido Portinari em 1935.

CD duplo

O CD duplo "50 Ponteios" é uma reedição da gravação de um ciclo pianístico feito em 1979, por solicitação de Guarnieri, com a pianista Lais de Souza Brasil.

Além de se apresentar inúmeras vezes sob a regência de Guarnieri, de quem fez estréias importantes, Lais de Souza Brasil gravou várias obras do compositor, como os "Concertos 3, 4 e 5", o "Concertino", a obra integral para violoncelo e piano com Antônio Lauro del Claro e três sonatas para violino e piano com Tânia Camargo Guarnieri.

A pianista também é autora do estudo sobre as obras para piano e orquestra que está no livro "Camargo Guarnieri - O Tempo e a Música".

O compositor

A ligação de Mozart Camargo Guarnieri com a cidade de São Paulo começou em 1923, quando o compositor mudou-se para cá aos 16 anos, vindo da cidade paulista de Tietê, sua terra natal. Em 1927 começou a dar aulas no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo e, no ano seguinte, conheceu Mário de Andrade, que o incentivou a pesquisar o patrimônio musical brasileiro.

Em 1937 a convite de Mário de Andrade fez viagens à Bahia, onde coletou importante material do folclore musical brasileiro. Recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais, entre eles o Fleischer Music Collection, da Biblioteca Pública da Filadélfia.

Em 1992, pouco antes de sua morte, recebeu o Prêmio Gabriela Mistral, da OEA, que lhe conferiu o título de maior compositor brasileiro das Américas.

Livro: "Camargo Guarnieri - O Tempo e a Música"
Organizador: Flávio Silva
Edição: Funarte/Imprensa Oficial do Estado de São Paulo; 672 páginas.
Quanto: R$ 60

CD: "50 Ponteios", de Camargo Guarnieri
Artista: Lais de Souza Brasil
Lançamento: Funarte/Emi Projetos Especiais.
Quanto: R$ 20

O quê: Lançamento do livro "Camargo Guarnieri - O Tempo e a Música" e do CD "50 Ponteios"
Onde: Centro Cultural São Paulo - sala Jardel Filho (rua Vergueiro, 1000- Paraíso)
Quando: 11 de dezembro, terça-feira, às 20h30
Quanto: gratuito
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página