Publicidade
Publicidade
16/12/2001
-
23h57
RICARDO FELTRIN
Colunista da Folha Online
SÉRGIO RIPARDO
da Folha Online
Silvio Santos cantarolou, brincou, leu jornais, ironizou a Globo, sincronizou os intervalos com a concorrência, entrou em "rede" com a Record e até transformou a propaganda de um carro, o Fiat Doblò, em um "evento".
Imbatível rei dos domingos há anos na TV, o dono do SBT só não fez chover no último dia da "Casa dos Artistas", que consagrou Bárbara Paz como a grande vencedora.
O programa do SBT, maior fenômeno de audiência do ano na TV, apesar de acusado de plágio pela Globo (cópia de "Big Brother", diz a emissora carioca), se tornou uma verdadeira "febre".
A média alcançada, de 48 pontos de ibope neste domingo (índice ainda não consolidado), foi só a ponta desse iceberg televisivo criado por Silvio Santos. E com picos de 55 pontos, um recorde (cada ponto vale por 80 mil telespectadores só na Grande SP).
Também em termos publicitários, "Casa dos Artistas" já está na história.
Sim, é verdade, das primeiras 20 maiores audiência da TV brasileira, a Globo continua a primeira em 17 ou 18 atrações. Mas "Casa dos Artistas" certamente foi o maior dos chacoalhões já dados na emissora da família Marinho.
Em uma época de vacas magras, com a receita publicitária das TVs em queda livre, Silvio Santos colocou no ar um produto barato e capaz de reduzir o impacto da crise econômica no balanço de sua emissora. Detalhe: não se deve esquecer que o homem do Baú acaba de sair de um episódio pessoal traumático: o sequestro de sua filha Patrícia Abravanel.
É certo que "Casa 2", ou mesmo "3", não fará tanto sucesso. A novidade é o aqui e agora. Afinal, o telespectador costuma se cansar dos formatos repetitivos _a exemplo do que ocorreu com "No Limite" (Globo).
Mas vale justamente pelo ineditismo: é possível imaginar a direção da Globo em pleno domingo, completamente atônita, sintonizando o SBT durante o "No Limite 3"... E assistindo ao comunicador Silvio Santos dando uma "aula" de como criar um fato social (fato, por que não?) e derrubá-la ao chão na audiência.
Agora cabe à Globo se levantar, tirar a poeira e dar a volta por cima. E não deverá ser com "Big Brother".
Leia mais
notícias sobre "Casa dos Artistas"
Tudo sobre TV e famosos na coluna Ooops!
Grande vencedor de "Casa dos Artistas" é Silvio Santos
Publicidade
Colunista da Folha Online
SÉRGIO RIPARDO
da Folha Online
Silvio Santos cantarolou, brincou, leu jornais, ironizou a Globo, sincronizou os intervalos com a concorrência, entrou em "rede" com a Record e até transformou a propaganda de um carro, o Fiat Doblò, em um "evento".
Imbatível rei dos domingos há anos na TV, o dono do SBT só não fez chover no último dia da "Casa dos Artistas", que consagrou Bárbara Paz como a grande vencedora.
O programa do SBT, maior fenômeno de audiência do ano na TV, apesar de acusado de plágio pela Globo (cópia de "Big Brother", diz a emissora carioca), se tornou uma verdadeira "febre".
A média alcançada, de 48 pontos de ibope neste domingo (índice ainda não consolidado), foi só a ponta desse iceberg televisivo criado por Silvio Santos. E com picos de 55 pontos, um recorde (cada ponto vale por 80 mil telespectadores só na Grande SP).
Também em termos publicitários, "Casa dos Artistas" já está na história.
Sim, é verdade, das primeiras 20 maiores audiência da TV brasileira, a Globo continua a primeira em 17 ou 18 atrações. Mas "Casa dos Artistas" certamente foi o maior dos chacoalhões já dados na emissora da família Marinho.
Em uma época de vacas magras, com a receita publicitária das TVs em queda livre, Silvio Santos colocou no ar um produto barato e capaz de reduzir o impacto da crise econômica no balanço de sua emissora. Detalhe: não se deve esquecer que o homem do Baú acaba de sair de um episódio pessoal traumático: o sequestro de sua filha Patrícia Abravanel.
É certo que "Casa 2", ou mesmo "3", não fará tanto sucesso. A novidade é o aqui e agora. Afinal, o telespectador costuma se cansar dos formatos repetitivos _a exemplo do que ocorreu com "No Limite" (Globo).
Mas vale justamente pelo ineditismo: é possível imaginar a direção da Globo em pleno domingo, completamente atônita, sintonizando o SBT durante o "No Limite 3"... E assistindo ao comunicador Silvio Santos dando uma "aula" de como criar um fato social (fato, por que não?) e derrubá-la ao chão na audiência.
Agora cabe à Globo se levantar, tirar a poeira e dar a volta por cima. E não deverá ser com "Big Brother".
Leia mais
notícias sobre "Casa dos Artistas"
Tudo sobre TV e famosos na coluna Ooops!
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Alice Braga produzirá nova série brasileira original da Netflix
- Sem renovar contrato, Fox retira canais da operadora Sky
- Filósofo e crítico literário Tzvetan Todorov morre, aos 77, em Paris
- Quadrinhos
- 'A Richard's estava perdendo sua cara', diz Ricardo Ferreira, de volta à marca
+ Comentadas
- Além de Gaga, Rock in Rio confirma Ivete, Fergie e 5 Seconds of Summer
- Retrospectiva celebra os cem anos da mostra mais radical de Anita Malfatti
+ EnviadasÍndice