Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/12/2001 - 11h59

Justiça holandesa condena SBT por plágio de "Big Brother"

Publicidade

da France Presse, em Amsterdã

O SBT (Sistema Brasileiro de Televisão) foi condenado a encerrar a transmissão do programa "Casa dos Artistas", considerado pela Justiça holandesa como cópia ilícita da série de "Big Brother", da produtora Endemol.

O Tribunal de Justiça de Amsterdã condenou a emissora brasileira a encerrar imediatamente a transmissão do "reality show". Caso a ordem não seja cumprida, o SBT poderá ser multado em US$ 100 mil por dia de transmissão.

A produtora Endemol, do grupo espanhol Telefonica, é um dos principais produtores de "Big Brother", que tem versão francesa no famoso "Loft Story". Em 2000, a Endemol produziu 13 mil horas de programas divididos em 300 séries de TV.

O Tribunal de Amsterdã julgou que o SBT violou os direitos autorais da Endemol sobre o "Big Brother", tanto no que se refere ao formato quanto ao conteúdo do programa.

O "reality show" foi adaptado pela rede Globo, que comprou da Endemol os direitos de produção e transmissão do programa no Brasil e deverá levá-lo ao ar no início de 2002.

A primeira edição de "Casa dos Artistas" terminou ontem e a próxima versão tem data de estréia prevista para 6 de janeiro de 2002.

Leia também:
  • SBT diz que não pretende acatar decisão da Justiça holandesa


  • Leia mais notícias sobre "Casa dos Artistas"
     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página