Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/12/2001 - 21h04

Cássia Eller era herdeira musical de Cazuza e Renato Russo

Publicidade

SÉRGIO RIPARDO
da Folha Online

A roqueira Cássia Eller era a voz de uma geração que ficou órfã nos anos 90 de ídolos como Cazuza e Renato Russo.

Em comum, os três tinham as atitudes de rebeldia, a homossexualidade e o talento de criar e interpretar letras que falavam direto aos corações e mentes dos jovens.
Folha Imagem

Cássia Eller fez 39 anos no último dia 10
A triste coincidência: morreram cedo, antes dos 40 anos. Cazuza, aos 32 anos, foi o primeiro a deixar uma legião de fãs em luto no dia 7 de julho de 1990, em decorrência da Aids.

O álbum de Cássia "Veneno AntiMonotonia", de 1997, tinha no repertório músicas de Cazuza.
Folha Imagem

Renato Russo, vocalista do Legião Urbana
Em seguida, no dia 11 de outubro de 1996, o pop brasileiro perdeu Renato Russo, o vocalista e letrista do Legião Urbana, aos 36 anos.

Na cena musical de Brasília, a carreira de Cássia foi impulsionada com a ajuda de Renato, que a convidava para abrir os shows do Legião.

Folha Imagem

Cazuza morreu em 1990
Quem não se lembra da voz rouca e rasgante cantando "I"ve Got a Feeling", dos Beatles, e trechos como "Quem sabe ainda sou uma garotinha, esperando o ônibus da escola, sozinha", um dos primeiros sucessos de Cássia, no qual pediu a Deus "um pouco de maladragem".

Politicamente incorreta, Cássia desafiava os padrões sem a intenção de se promover, mas de uma forma espontânea. No palco, berrava, pulava, gesticulava, coçava a virilha e era capaz de tirar roupa em momentos mais exaltados.

Não levantava bandeiras por ser homossexual. Foi a primeira cantora brasileira a se deixar fotografar ao lado de sua companheira. Com o nascimento de Chicão, em 1993, viveu uma fase mais tranquila. Admitia que consumia cocaína e que isso incomodava seu filho e sua mulher.

Evitava rótulos musicais. Há de tudo em sua discografia: rock, punk, forró, MPB, samba, rap, clássicos do rock inglês. Chegou a abrir os shows dos Rolling Stones. Era elogiada por outras bandas estrangeiras, o que sinalizava as chances de uma carreira no exterior.

Divulgação

Capa do disco "Com você...", de 1999


Camaleoa, testou todas as estéticas. Pintou o cabelo de várias cores. Na capa do disco "Com você...Meu Mundo Ficaria Completo", posou de calcinha, mostrando que também tinha seu lado ninfeta.

A morte de Cássia, de Renato Russo e Cazuza faz seus fãs pensarem em velhos refrões e trechos de suas músicas, como um de "Ideologia", escrita pelo último: "Meus heróis morreram de overdose. Os meus inimigos estão no poder".

Leia mais
  • Cássia Eller morre aos 39 anos no Rio

  • Leia a biografia da cantora

  • Cantora era herdeira musical de Renato Russo e Cazuza

  • Análise: Cássia Eller entrou no círculo vicioso da gravadora

  • "Queria ser cantora de ópera", dizia Cássia

  • Conheça a discografia da cantora

  • Veja galeria de fotos da carreira da cantora

  • Ouça Cássia Eller na Rádio UOL
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página