Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/12/2001 - 00h20

Cássia Eller era cultuada pelo movimento "Riot Grrrllls"

Publicidade

da Folha Online

A cantora Cássia Eller era cultuada pelo movimento das "Riot Grrrllls", que eclodiu no início dos anos 90 como a nova face do feminismo.

O termo, que pode ser traduzido como "garota revoltada", serviu de rótulo para uma série de bandas punk inicialmente baseadas em Washington, das quais as mais famosas são Bikini Kill e Bratmobile.

As Riot Grrrls têm uma intensa participação na comunidade, seja por meio de fanzines dedicados ao feminismo ou pela organização de grupos de mulheres.

No Brasil, a forma do "movimento" se manifestar foram fanzines, em papel ou pela Internet, como o "Cio", da cantora Vange Leonel.

O movimento Riot Grrrl despertou o interesse da mídia e da indústria do disco.

A atriz e roqueira Courtney Love, a viúva de Kurt Cobain, do Nirvana, que se suicidou em 1994, é um dos ícones dessa tribo. Com sua banda Hole, Love faz parte da turma das guitarras pesadas, letras nada românticas e vocais estridentes.

Elas também defendem idéias como a luta contra abuso sexual e estupro e a favor do direito ao aborto. Além disso, querem, conscientemente, servir como modelo de roqueiras para novas gerações.

O filme "Tank Girl", que chegou ao Brasil em 1995, serviu de inspiração. Sempre pronta para não levar desaforo para casa, a Tank Girl do filme se transformou também em modelo de comportamento e look para toda uma geração de Riot Grrrllls.

Leia mais no especial Cássia Eller
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página