Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/01/2002 - 09h10

Banda alemã corre por fora e se baseia em "O Senhor dos Anéis"

Publicidade

ERICK BOCCIA
especial para a Folha Online*

Mesmo não tendo sido convidada para fazer parte da trilha sonora oficial do filme "O Senhor dos Anéis", sucesso de bilheteria nos EUA e no Brasil e o filme mais comentado do momento, a banda alemã Blind Guardian, formada por seguidores do autor J.R.R. Tolkien, usa trechos e personagens dos livros da série em suas músicas.

A saga de "O Senhor dos Anéis" foi retratada por diversas bandas de heavy metal nas décadas de 70, 80 e 90, mas os principais seguidores do autor sul-africano são os alemães, da banda adepta do "power metal", estilo em que predominam guitarras harmonizadas e linhas de vocal agudas.

Desde o primeiro disco, "Battalions of Fear", de 1989, o Blind Guardian faz referências diretas à obra de Tolkien. Nesse álbum, as músicas "Majesty", "By the Gates of Moria" e "Gandalf's Rebirth" foram extraídas do livro "O Senhor dos Anéis".

O universo da magia volta à tona de uma maneira curiosa no sexto álbum do Blind Guardian, "Imaginations From the Other Side", de 1995. No disco, a banda cita trechos de "O Senhor dos Anéis" e incorpora, em algumas músicas, outros personagens do mundo mágico, como o mago Merlin e Peter Pan.

A banda alemã expõe suas maiores influências de Tolkien em "Nightfall in the Middle Earth", gravado em 1998 _ano em que o Blind Guardian fez shows pelo Brasil. Como o próprio nome sugere, o cenário que serve de fundo para esse disco é a "Terra-média", mundo criado por Tolkien para as suas obras. Mas, nas músicas, ao invés de "O Senhor dos Anéis", o Blind Guardian conta a história de "The Silmarillion", um dos últimos livros escritos pelo sul-africano. O destaque do disco é a faixa "Mirror Mirror".

"Nightfall in the Middle Earth" foi lançado no Brasil pelo selo Rock Brigade e custa em média R$ 25.

Apesar de todo o culto a Tolkien, o Blind Guardian não integra a trilha sonora oficial de "O Senhor dos Anéis". Mesmo frustrados, os integrantes da banda se mostraram muito satisfeitos com a primeira parte da trilogia levada para o cinema. "Provavelmente será o meu filme predileto daqui para frente. Mas só poderei fazer um julgamento depois que tiver assistido toda as partes da história", disse o guitarrista Marcus Siepen ao site oficial da banda.

Outros exemplos

Não é apenas o Blind Guardian que se inspirou na obra de Tolkien para compor seus discos. A conceituada banda inglesa de rock progressivo Marillion chamava-se Silmarillion no início da carreira. Até o consagrado Led Zeppelin foi buscar inspiração no autor de "O Senhor dos Anéis" para escrever a música "Misty Mountain Hop".

(*) Erick Boccia é jornalista e músico

Saiba tudo sobre "O Senhor dos Anéis"
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página