Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/03/2002 - 18h40

Adriano faz arte com lixo; "Big Brother" o obrigou a trancar faculdade

Publicidade

ADRIANA RESENDE
da Folha Online

O artista plástico Adriano, um dos mais polêmicos eliminados do "Big Brother", faz arte com lixo. Ele disse que sai à noite pelas ruas para procurar materiais para trabalhar.

Por ter participado do programa, ele teve de parar seu curso de artes na universidade.

Divulgação
O artista plástico Adriano
Confira a seguir trechos da entrevista que o artista plástico baiano concedeu à Folha Online.

Folha Online - Você acha que o carinho do público vai ajudar na carreira de artista plástico?

Adriano -
Ah, vai me ajudar sim, com certeza. Mas para não parecer que eu caí de pára-quedas na carreira de artista plástico, quero dizer que eu tenho sete anos de carreira, tenho diversos prêmios, já participei de vários salões no Brasil inteiro, de vernissages.

Eu ganhei em outubro do ano passado o primeiro prêmio no Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba, participei do Salão Paulista de Arte Contemporânea no ano 2000, ganhei o prêmio do júri popular do 1º Prêmio Levi's de Arte e Moda. Eu já tenho uma história nas artes plásticas. Principalmente na Bahia, lógico. Mas do final do ano passado para cá, eu comecei a vender legal em São Paulo, no Rio, para o Gilberto Chateaubriand, que comprou três trabalhos meus. Graças a Deus comecei a me destacar nas artes plásticas antes de ser "big brother". Porque senão, iam dizer que era só por causa do programa. E não é verdade.

É que eu eu estou começando a ficar conhecido. Mas as pessoas estão falando dos meus quadros, só que eu faço mais instalações, meu trabalho é ob-arq-urb, que significa objetos da arqueologia urbana. Eu me considero um pouco de arqueólogo, catando lixo, né?

Folha Online - E no seu dia-a-dia, você é uma pessoa que gosta de acordar cedo?

Adriano -
Eu costumo acordar cedo. Minha vida normal é uma vida agitada, eu sou hiperativo. Eu faço natação de travessia, que são duas horas treinando todo dia, vou para a faculdade, que eu tenho aula de manhã e de tarde. À noite, eu saio para catar meu lixozinho, meu trabalho de arte. Nos últimos tempos tenho produzido mais porque estou vendendo mais.

Folha Online - Você está em que curso da faculdade?

Adriano -
Eu estudo na Escola de Belas Artes da UFBA (Universidade Federal da Bahia). Estou no último semestre, só faltam duas matérias. E eu ia me formar agora, se não fosse o "Big Brother".

Folha Online - E daqui para a frente, como vai ser sua vida?

Adriano -
Cara, não sei de nada, não tenho idéia, sinceramente. A faculdade está trancada, vou ficar indo e voltando para gravar um monte de coisa, mas não sei de nada. Só quero que as pessoas conheçam meu trabalho, por isso que meu irmão fez um site, que é o www.adrianocastro.com.br.

Leia mais notícias sobre o "Big Brother"
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página