Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/03/2002 - 03h08

Oscar premia "Uma Mente Brilhante" e ator e atriz negros

Publicidade

da Folha Online

A 74ª edição do Oscar, realizada no Kodak Theatre em Hollywood, premiou "Uma Mente Brilhante", baseado na vida do matemático e físico John Nash, como o melhor filme do ano passado.

Além disso, o maior prêmio do cinema fez justiça com o ator Denzel Washington, que já foi indicado três vezes na categoria, e premiou a primeira atriz negra para uma das categorias principais em sua história.

Foi uma cerimônia pulverizada, sem grandes ganhadores. Dividiram o maior número de prêmios os filmes "Uma Mente Brilhante" e "O Senhor dos Anéis".

"Uma Mente Brilhante" garantiu o Oscar de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Roteiro Adaptado, totalizando quatro prêmios, o mesmo número obtido pela megaprodução "O Senhor dos Anéis", cujo favoritismo permaneceu apenas entre os prêmios chamados "técnicos".

O grande mérito da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas foi ter feito justiça com o ator Denzel Washington, que concorreu por seu trabalho em "Dia de Treinamento". Ele já havia sido indicado outras duas vezes ao prêmio de melhor ator e nunca foi premiado.

A justiça da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas com Washington desbancou o favoritismo de Russel Crowe ("Uma Mente Brilhante"), que no ano passado venceu o prêmio por "Gladiador".

Um dos prêmios mais emocionantes foi o de Melhor Atriz, que saiu para Halle Berry ("A Última Ceia"). Em uma noite de homenagem ao ator e diretor negro Sidney Poitier, ela foi a primeira atriz negra a receber o prêmio na categoria. Antes dela, outras seis atrizes concorreram, mas não ganharam.

Na categoria havia outra favorita ao prêmio: Nicole Kidman, de "Moulin Rouge".

Halle Berry, cujo desempenho agora poderá ser visto com mais frequência no cinema -ela foi convidada para filmar o mais novo da série James Bond- se emocionou tanto que quase não conseguiu fazer seu discurso de agradecimento. Ela ficou atônita e parecia não acreditar na possibilidade de ganhar o Oscar.

"O Senhor dos Anéis" ganhou o Oscar por Fotografia, Maquiagem, Efeitos Visuais e Trilha Sonora.

"Moulin Rouge" ficou com apenas duas estatuetas, de Direção de Arte e de Figurino. Na categoria em que merecia concorrer, de Trilha Sonora, como não fez parte, viu o Oscar escapar para "O Senhor dos Anéis".

"Assassinato em Gosford Park", outro filme que tinha um certo favoritismo e que vinha sendo considerado um dos mais completos por críticos de todo o mundo, também sofreu uma derrota, levando apenas o prêmio de Melhor Roteiro Original para casa.

CONHEÇA TODOS OS VENCEDORES

Leia mais notícias sobre o Oscar 2002
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página