Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/04/2002 - 00h03

"O Invasor", de Beto Brant, vence o festival de Recife com 7 prêmios

Publicidade

da Folha Online

O filme "O Invasor", do cineasta Beto Brant, venceu a 6ª edição do Festival de Cinema do Recife (PE), que terminou hoje. O evento é considerado o mais popular entre os demais realizados no país devido à frequência de público durante a semana do festival.

"O Invasor" levou sete prêmios do júri do festival. Com os prêmios, "O Invasor", que já está sendo exibido nos cinemas de São Paulo e Rio de Janeiro, inclusive no interior do Estado, começa a se consagrar em festivais.

O filme já foi exibido na França e em Berlim e seria lançado em Israel. Ele foi apresentado com exclusividade em novembro passado no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, pegando o primeiro lugar. Brant levou o filme ao Sundance Festival como melhor filme latino-americano e também trouxe um prêmio.

Em Recife, "O Invasor" ganhou os prêmios de Melhor Filme, Direção, Fotografia, Montagem, Trilha Sonora (Sabotagem), Ator (Marco Ricca) e Atriz Coadjuvante (Mariana Ximenez).

O épico gaúcho "Netto Perde Sua Alma", exibido e premiado também no Festival de Gramado em agosto do ano passado, ficou em segundo lugar em número de prêmios em Recife. O filme levou os prêmios de Melhor Roteiro, Direção de Arte e Ator Coadjuvante (Sismar Antunes).

O prêmio de Melhor Atriz ficou para Carolina Kasting, que está em "Sonhos Tropicais", em cartaz em São Paulo.

O novo filme de Aluizio Abranches, "As Três Marias", ganhou o prêmio de Melhor Som em Recife.

Documentários

No festival de Recife, os filmes de longa-metragem foram divididos em duas categorias na mostra competitiva: ficção e documentário.

O melhor documentário eleito pelo júri foi "Onde a Terra Acaba", de Sérgio Machado, que também levou outros dois prêmios, por Melhor Som e Melhor Montagem. O filme é um documentário sobre o cineasta brasileiro Mário Peixoto (1908-1992), realizador de "Limite" (1930).

O novo filme de Andrucha Waddington (de "Eu Tu Eles"), "Viva São João", que acompanha o cantor e compositor Gilberto Gil em uma turnê por festas no Nordeste, levou dois prêmios.

Waddington foi eleito o melhor diretor de documentário e o filme também teve a melhor trilha sonora, assinada por Gil.

O cineasta cearense Rosemberg Cariri levou o prêmio de Melhor Roteiro pelo filme "Juazeiro - Nova Jerusalém".

A cerimônia de premiação aconteceu neste domingo na capital pernambucana. O festival começou na segunda-feira passada, dia 22.

Leia mais:
  • Curta que vai a Cannes vence no festival de Recife

  • Público de Recife premia filme de Lucélia Santos sobre o Timor Leste

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página