Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/04/2002 - 17h31

Xuxa provoca tumulto na Bienal e diz gostar de livros de auto-ajuda

Publicidade

da Folha Online

A apresentadora Xuxa Meneghel fez hoje à tarde uma sessão de autógrafos de seu livro "Xuxa Conta Histórias Só Para Baixinhos", lançado pela editora Scipione. A apresentadora ficou cerca de três horas no estande da editora e sua presença gerou muito tumulto no Centro de Exposições Imigrantes, onde a Bienal é realizada até o próximo dia 5.

Xuxa disse que lê "tudo o que é bom", mas não soube definir com precisão o quê, na opinião dela, é considerado boa literatura. "Se der vontade de ler o segundo [livro] é porque [o autor] é bom", disse.

Como exemplos de boa literatura ela indicou somente livros de auto-ajuda, como "Presente Precioso", de Spencer Johnson, seu livro de cabeceira atualmente, e "Profecias Celestinas", de James Redfield. Para quem se preocupa com a espessura dos volumes ela adiantou que o primeiro livro é "bem fininho" e que o segundo é "um pouco mais grossinho".

A apresentadora também disse que gosta de livros biográficos porque "aprende com a história dos outros".

Xuxa não citou nenhum escritor brasileiro entre os autores que costuma ler. "Nunca vejo quem é o autor. Eu gosto de livros. O importante é você buscar o que te agrada e passar isso pra frente, que é para incentivar as pessoas a lerem mais", disse.

Tumulto

Xuxa chegou à Bienal acompanhada de sua empresária Marlene Mattos, da assessora de imprensa Monica Muniz e de algumas pessoas da equipe de produção.

O esquema de segurança montado pela editora e pela Fagga Eventos, organizadora da feira, foi reforçado pela própria segurança pessoal da apresentadora e por homens da Polícia Militar.

A fila organizada pela editora logo foi desfeita e o tumulto foi geral. Depois de muito empurra-empurra, a apresentadora subiu em uma cadeira para acenar para os fãs que estavam distante do estande.

Xuxa ficou pouco mais de duas horas dando autógrafos. Entre o público que esperava a apresentadora estavam pessoas de todas as idades e houve muito choro. No final, a segurança não conseguiu manter o isolamento e algumas pessoas conseguiram invadir o estande.

A organização do evento não passou números oficiais com relação ao público. Acredita-se que o número estimado tenha sido de 2 mil pessoas.

Editora

A editora Scipione fez uma tiragem inicial de 30 mil exemplares do segundo volume da coleção de Xuxa. Para a sessão de autógrafos, a editora colocou à venda 2 mil exemplares, mas não informou quantos haviam sido vendidos. O próximo volume da coleção será lançado daqui a três meses.

A 17ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo está centro realizada no Centro de Exposições Imigrantes e vai até o dia 5 de maio.

Saiba tudo sobre a Bienal do Livro
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página