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03/05/2002 - 02h46

Produtor propõe virar empresário de fã selecionado para "Casa 3"

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da Folha de S.Paulo

Sem se identificar, a reportagem da Folha visitou as duas empresas que se oferecem para fazer inscrições de candidatos anônimos para "Casa dos Artistas 3".

Na Vitrine Produções, o repórter foi atendido por Neusa Nascimento, dona da empresa, que cobra R$ 50 pela produção de uma fita de quatro minutos e duas fotos e envio do material ao SBT.

A empresa fica em uma rua movimentada do Imirim (zona norte de São Paulo), em uma casa sem placa que a identifique. Lá dentro, há duas salas. Na tela de um computador, o logotipo de "Big Brother Brasil", da Globo.

Neusa Nascimento explicou que não se tratava de seleção, mas de "assessoria". Ela indicou o nome de artistas "cotadíssimas" para a "Casa": Gigi Monteiro e Patrícia de Sabrit (atrizes), Thammy (filha de Gretchen), Renata Banhara (modelo), Lady Lu e Beth Guzzo (cantoras).

Nascimento sugeriu que o repórter optasse por Beth Guzzo. "Estou sabendo que a Beth está supercotada. Ela já é da casa [SBT], é filha daquele ator que fazia a Vovó Mafalda [Valentino Guzzo, já morto]", justificou.

O repórter disse então que nem sabia quem era Beth Guzzo. "Você tem internet? Em meia hora você fica sabendo tudo sobre ela."

A gravação foi feita com uma microcâmera. O cinegrafista disse que a fita era nova, mas teve de rebobiná-la. A dona da produtora disse que já tinha feito cerca de cem inscrições, pelo correio.

Nascimento defende seu trabalho como "limpo e honesto". "Os R$ 50 são pelo trabalho que a gente faz", disse, enumerando até gastos com energia elétrica. "O que ganhei não foi muita coisa." Ela diz que tem "contatos no SBT", entre eles Fernando Rancoleta, diretor de elenco. "Quem eu enviei [para o SBT] vai ter muito mais chances. [Pela internet] eles vão pegar aleatoriamente."

Sobre a indicação de artistas que supostamente irão participar do programa, também tem uma resposta. "A gente faz a coisa para ajudar. Se você dissesse que é fã da Xuxa, não teria chance."

Na terça, Nascimento telefonou para a Folha para dizer que parou de fazer "inscrições" e gravações em vídeo e que vai "reinscrever" seus clientes pela internet.

Casting
A Irys-CT Produtora de Casting funciona em uma sala no terceiro andar de um prédio pequeno e sem elevador, em Santana.

Na ante-sala, seis moças e um rapaz preenchiam uma ficha com uma fotocópia do logotipo da "Casa dos Artistas". Era preciso anexar uma foto. "Pode ser uma foto qualquer. É para meu arquivo", disse Marco Aurélio Gengo, responsável pela agência.

Em seguida, ele chamou os participantes para sua sala. Com ares de quem tem familiaridade com o SBT -falava frases como: "Estou sabendo que neste domingo o Silvio [Santos] vai fazer uma reviravolta no programa"-, explicou, então, que não iria fazer a inscrição, apenas "orientar".

Na sala, um cartaz escrito à mão trazia o endereço do SBT e o nome de Fernando Rancoleta (grafado como "Rancoletto"). Dizendo-se amigo do diretor, Gengo parecia contar com informações privilegiadas. "É para ele que vocês vão enviar a inscrição. Mas mandem até sexta [hoje], porque eles estão fechando o elenco."

Gengo se oferecia para fazer o vídeo, pelo valor de R$ 15, contanto que o candidato levasse fita e filme fotográfico. "O principal é escolher alguém com chances de ir para a "Casa". Mas não adianta colocar o Aguinaldo Timóteo porque já é muito visado. Só que também não é para escolher globais ou sertanejos de sucesso, porque eles não vão."

Um ótimo nome, para o produtor, seria o do ex-polegar Rafael Ilha. "Tem que ser gente que está fora da mídia. [Os cantores] Débora Blando, Salgadinho..."

Gengo pedia ainda, um compromisso dos candidatos: "Se vocês forem selecionados, vou ser o empresário. Quero 20% do que vocês faturarem. É preciso aproveitar a fama, então eu quero cuidar disso para vocês", dizia.

Mais tarde, para a reportagem da Folha, Gengo afirmou que o anúncio no jornal -que, segundo ele, atraiu cerca de 45 pessoas- era apenas para levar gente para sua produtora.

"As pessoas deixam seus dados e eu posso entrar em contato se precisar de gente para trabalhos", explicou. "Eu quero ajudar as pessoas a irem para a "Casa", acho que o SBT pode aceitar as fitas. Mas o mais importante é que eu atraio gente para a agência."
(DANIEL CASTRO E CLÁUDIA CROITOR)


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