Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/05/2002 - 03h24

Festival de Cannes tem longa feito a "14 mãos"

Publicidade

do enviado a Cannes

Werner Herzog volta à Amazônia num dos episódios que compõem "Ten Minutes Older - The Trumpet", que tem ainda "curtas-metragens" de Wim Wenders, Jim Jarmusch, Aki Kaurismaki, Chen Kaige, Spike Lee e Victor Erice. O filme é uma das atrações da mostra Um Certo Olhar, do Festival de Cannes. Todos os diretores contam sua história em dez minutos, e o "tempo" é necessariamente o tema dos filmes.

No episódio de Herzog, "Dez Mil Anos Mais Velho", mescla de ficção científica com documentário etnológico, uma equipe anglo-brasileira entra em contato pela primeira vez com a tribo Uru Eus Wau. "Em minutos, eles serão projetados rumo ao futuro, na direção do nada", diz o narrador.

Os filmes mais acabados são os dos americanos Jarmusch e Spike Lee. "Int.trailer.night", do primeiro, passa-se todo no trailer de uma filmagem, onde uma atriz (Chloé Sevigny) aguarda para ser chamada de volta ao set. Filmado em preto-e-branco, joga com contraposições entre a suspensão do tempo e pequenas ações insignificantes, a solidão e a presença furtiva do outro.

O segundo, "Uma Vitória Roubada", de Spike Lee, também em preto-e-branco, é um documentário sobre a disputa eleitoral entre Al Gore e George W. Bush, construído com uma série de depoimentos, numa montagem frenética.
(ALN)


Leia mais notícias sobre o Festival de Cannes
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página