Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/07/2002 - 18h24

Peça com Marcos Pasquim homenageia aniversário de Laguna (SC)

Publicidade

da Folha Online

Acontece, no sábado, a segunda apresentação ao ar livre da peça "A Tomada de Laguna", com Marcos Pasquim interpretando o papel principal, o general italiano Giuseppe Garibaldi (1807-1882), um dos mais ativos combatentes da Guerra dos Farrapos, quando os farroupilhas gaúchos chegaram à cidade catarinense, em 1839, para lutar pela República Juliana, aliada à Rio-Grandense.

A peça faz parte das comemorações dos 326 anos da cidade de Laguna, ocorrido dia 22 de julho de 1676 e integra a 21ª Semana Cultural, de 21 a 29 de julho.

A primeira apresentação foi realizada no dia 21, domingo, às 15h. No sábado, a encenação será feita às 18h, no Centro Histórico local. A atriz Cida Milezzi faz o papel da lagunense Ana Maria de Jesus Ribeiro, conhecida historicamente como Anita Garibaldi, que se apaixonou pelo general e lutou ao seu lado no Uruguai, na Argentina e pela reunificação da Itália, onde está sepultada e é cultuada como "a mãe da pátria".

A montagem tem no elenco mais de 300 pessoas da comunidade lagunense e é baseada no livro "Anita - A Guerreira das Repúblicas", de Adílcio Cadorin, prefeito de Laguna. A encenação envolve mais de trezentas pessoas da comunidade, transformadas em atores pela paixão à memória da mais ilustre brasileira de toda a história contemporânea. Ao lado de Giuseppe, ela lutou no Uruguai, na Argentina e pela reunificação da Itália, onde está sepultada e é cultuada como "A Mãe da Pátria".

A Semana Cultural inclui ainda uma exposição fotográfica, feira de livros usados e a mostra de cartazes do artista plástico Juarez Machado, intitulada "40 Anos de Pintura".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página