Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/08/2000 - 16h26

IMS assume acervo de obras de Décio de Almeida Prado

Publicidade

da Folha Online

O Instituto Moreira Salles (IMS) assumiu a guarda do acervo de Décio de Almeida Prado, com cerca de seis mil livros, em sua maioria dedicados ao teatro, além de livros estrangeiros e discos.

Considerado um dos mais importantes intelectuais brasileiros do século, Décio de Almeida Prado _que morreu em fevereiro passado_ atuou sobretudo como crítico, ensaísta e historiador de teatro.

Autor de mais de 10 livros a respeito do assunto, o paulista Décio de Almeida Prado esteve ao lado de Antonio Candido, Paulo Emílio Salles Gomes e Lourival Gomes Machado na revista "Clima" (1941), foi editor do Suplemento Literário do jornal "O Estado de S. Paulo", professor da Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo e membro do Conselho Consultivo do IMS.

A exemplo do que está sendo feito com as demais coleções do Instituto Moreira Salles, o acervo de Décio de Almeida Prado será organizado para que o público possa consultá-lo.

Além da recuperação e guarda em condições tecnicamente adequadas, estarão sendo providenciadas a organização, a catalogação e a indexação de todo o material.

Nesta etapa, o IMS contará com a colaboração da equipe do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB), da Universidade de São Paulo.

O IEB já vem trabalhando com o IMS na organização do acervo de Otto Lara Resende, doado ao Instituto pela família do escritor. Como Décio, o escritor mineiro foi membro do Conselho Consultivo do Instituto Moreira Salles.

Numa etapa posterior dos trabalhos, o IMS pretende disponibilizar o acervo de Décio de Almeida Prado para consulta também via Internet.

Clique aqui para ler mais de Ilustrada na Folha Online

Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página