Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/10/2002 - 16h23

"Cidade de Deus" vai representar Brasil com indicação ao Oscar

da Folha Online

O longa-metragem "Cidade de Deus", de Fernando Meirelles e Kátia Lund, foi escolhido para representar o Brasil com uma indicação ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2003.

O filme foi eleito pela Comissão Especial de Seleção da Ancine (Agência Nacional de Cinema), formada por Guilherme de Almeida Prado, Walter Lima Júnior, Zita Carvalhosa e Maria do Rosario Caetano, que se reuniu hoje à tarde.

"Cidade de Deus" disputou a indicação brasileira com "Caramuru", de Guel Arraes, "A Paixão de Jacobina", de Fábio Barreto, "O Invasor", de Beto Brant, "Timor Lorosae", de Lucélia Santos, e "Uma Vida em Segredo", de Suzana Amaral

A decisão foi unânime. A indicação ainda não garante a vaga do Brasil no Oscar de 2003, pois ele ainda concorre com os filmes indicados por outros países. O México, por exemplo, indicou "O Crime do Padre Amaro".

Agora, a Ancine envia uma cópia do filme para a Academia de Ciências e Artes Cinematográficas, em Los Angeles, nos Estados Unidos, para disputar uma indicação entre outros países.

A cerimônia de entrega dos prêmios do Oscar de 2003 acontecerá no dia 23 de março. Todos os indicados serão conhecidos no dia 11 de fevereiro.

O filme

"Cidade de Deus" é baseado no romance homônimo de Paulo Lins e é um sucesso de bilheteria no Brasil, pois já foi visto por 2.194.927 espectadores (dados contabilizados até esta semana).

O longa-metragem conta a história de Buscapé, um jovem que resiste à criminalidade na favela carioca em meio ao tráfico de drogas e à violência. Narrado sob sua ótica, o filme é sucesso por trazer à tona ao público a realidade da periferia.

O filme revelou o grupo Nós do Morro, que virou Nós do Cinema, formado por atores amadores de morros e favelas cariocas, ao grande público.

Dê sua opinião:
  • Você acha que o filme tem chances de ser indicado ao Oscar?


  • Leia também:
  • Diretor de "Cidade de Deus" teme "Pinocchio" na corrida do Oscar

  • "Cidade de Deus" estréia em janeiro em 50 cidades dos EUA


  • Leia mais notícias sobre "Cidade de Deus"
     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página