Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/10/2002 - 20h30

Diretor de "Cidade de Deus" teme "Pinocchio" na corrida do Oscar

ADRIANA RESENDE
da Folha Online

O cineasta Fernando Meirelles, diretor de "Cidade de Deus", indicado nesta sexta-feira para representar o Brasil na disputa por uma das cinco indicações a melhor filme estrangeiro no Oscar 2003, acha que o maior concorrente na disputa pela vaga é o italiano "Pinocchio", de Roberto Benigni.

"Eu acho que meu filme não tem cara de Oscar", comenta o cineasta, o mesmo que antes do lançamento de "Cidade de Deus" dizia não ter grandes pretensões para o longa-metragem.

Segundo Meirelles, a bilheteria recorde não garantirá sua indicação ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Para ele, sua produção tem adversários fortes, entre eles o espanhol "Fale com Ela", de Pedro Almodóvar, "O Pianista", de Roman Polanski, e o italiano "Pinocchio", de Roberto Benigni.

"O grande adversário é 'Pinocchio'. O filme também é da Miramax [distribuidora internacional de 'Cidade de Deus'] e, se eles tiverem de optar, vão fazer campanha para o Benigni, que é muito mais rentável para eles", disse o incrédulo diretor.

"Pinocchio", o "grande adversário" para Meirelles, estréia no Brasil no dia 24 de janeiro.

"Eu gosto muito de 'Caramuru' e de 'O Invasor', mas são filmes mais complicados aos olhos do público internacional", afirma Meirelles, que comemorou a indicação da Ancine (Agência Nacional do Cinema).

"Mandou bem"

Parece modesto, mas o diretor não quis dizer que característica do filme poderia lhe garantir uma indicação ao Oscar. "Não dá pra destacar uma coisa.Todo mundo mandou bem: a obra do Paulo Lins [livro que inspirou o filme] é ótima, o roteiro é fantástico, a montagem também, e o elenco, nem precisa falar, né? O conjunto é que fez o filme ter essa repercussão."

Mesmo com essa equipe "tão boa", Meirelles não esperava alcançar tamanho sucesso. "Esperava uns 600 mil a 900 mil espectadores, no máximo 1 milhão. Mas já passamos de 2 milhões e até o fim de novembro devemos chegar a uns 2,8 milhões. O segredo do meu sucesso é que eu trabalho pra caramba", afirmou.

Leia também:
  • "Cidade de Deus" estréia em janeiro em 50 cidades dos EUA

  • "Cidade de Deus" vai representar Brasil com indicação ao Oscar


  • Dê sua opinião:
  • Você acha que o filme tem chances de ser indicado ao Oscar?


  • Leia mais notícias sobre "Cidade de Deus"
     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página