Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/10/2002 - 20h38

Mostra BR de Cinema exibe 11 filmes brasileiros nesta terça-feira

da Folha Online

No mesmo dia em que acontece um debate sobre o cinema da retomada, fase de intensa produção cinematográfica no Brasil, a 26ª Mostra BR de Cinema exibe onze filmes brasileiros: seis longas e cinco curtas.

"Madame Satã", um dos indicados ao Troféu Bandeira Paulista, é inspirado na vida do transformista João Francisco dos Santos. Vivendo nas ruas do Rio de Janeiro, o malandro e artista transformista tem como sonho tornar-se uma estrela do palco.

"Madame Satã", de Karim Ainouz, foi selecionado para a mostra "Um Certo Olhar", paralela ao Festival de Cannes 2002.

"Edifício Master", documentário do cineasta Eduardo Coutinho, é um retrato das emoções e sentimentos dos moradores de um dos prédios mais populosos do Rio de Janeiro.

O filme de Coutinho, que ganhou o prêmio de melhor documentário em Gramado, traz o depoimento de 37 moradores do edifício, a uma esquina da praia de Copacabana (zona sul do Rio), que tem 12 andares e 23 apartamentos por andar. No total, os 276 apartamentos conjugados abrigam cerca de 500 pessoas.

Também fazem parte da programação desta terça-feira "Samba-Canção", de Rafael Conte, "Querido Estranho", de Ricardo Pinto e Silva, "Separações", de Domingos Oliveira, e "Dois Perdidos Numa Noite Suja", de José Joffily.

Entre os curtas, a Mostra projeta "Uma Pequena Mensagem do Brasil - ou A Saga de Castanha e Caju Contra o Encouraçado Titanic", de Walter Salles e Daniela Thomas, "Dona Cristina Perdeu a Memória", de Ana Luiza Azevedo, "Zagati", de Edu Felistoque e Nereu Cerdeira, "Furos No Sofá", de Ana Beatriz Nogueira, e "A Margem da Imagem", de Evaldo Mocarzel.

Debate

Encerrando a terça-feira, acontece o debate "O Cinema da Retomada", com a jornalista Lúcia Nagib e os cineastas Carlos Reichenbach, Daniela Thomas, Sérgio Biachi e Tata Amaral.

Paralelamente ao evento, será lançado "O Livro da Retomada Depoimentos de 90 Cineastas dos Anos 90", de Lúcia Nagib (Editora 34).

O debate ocorre no Cineclube Directv 3, às 21h20, logo após a exibição do longa "Separações" e do curta "Furos no Sofá", que começam às 19h.

Estréias

Entre as estréias do dia estão "A Terra do Cão que Canta", de Yann Dedet, "Como Harry Virou Uma Árvore", de Goran Paskaljevic, e "Mutantes", de Katalin Godros.

Em "A Terra do Cão que Canta", um casal de cientistas japoneses, Tôyô e Yoshiko Mahiru. Em um pequeno vilarejo da região francesa do Jura, Tôyô faz uma viagem para encontrar um cão que consegue cantar, espécie rara que emite um latido melodioso.

O longa será exibido nesta terça, às 16h35, no Unibanco Arteplex 1, quarta, às 21h30, na Sala UOL de Cinema, e quinta, às 18h, no Cineclube DirecTV 3.

Em "Como Harry Virou Uma Árvore", Harry Maloney tem um pesadelo recorrente: transforma-se em uma árvore que é derrubada para a fabricação de caixões.

Na história, que se passa em Skillet, no oeste da Irlanda, Harry descobre que seu maior inimigo mantém relações com a namorada de seu filho.

"Como Harry Virou Uma Árvore" será projetado nesta terça-feira, às 22h20, no Unibanco Arteplex 1, quarta, às 16h10, no Cinearte 1, e quinta-feira, às 21h55, no Cineclube DirecTV 1.

Outra estréia desta terça é o longa de Katalin Godros, "Mutantes", que conta a história de Paula, uma garota que acredita estar rodeada de sorridentes mutantes invisíveis, com os quais pretende se comunicar.

"Mutantes" será exibido nesta terça, às 22h05, na Sala Cinemateca, quarta, às 16h10, no Unibanco Arteplex 1, e quinta, às 14h40, no Unibanco Arteplex 1.

Veja quais são os destaques de terça-feira na Mostra BR de Cinema (clique para ler as sinopses):

  • Samba-Canção (curta: Zagati)
  • Como Harry Virou Uma Árvore (curta: Aluga-Se)
  • Morrison e Eu
  • Spider
  • Marie-Jo e Seus Dois Amores
  • Mutantes (curta: O Beijo dos Outros)
  • Britney Baby, Mais Uma Vez (curta: Glaadiador)
  • Ken Park
  • Madame Satã
  • O Pianista
  • Separações (curta: Furos No Sofá)
  • Edifício Master (curta: Uma Pequena Mensagem do Brasil - ou A Saga de Castanha e Caju Contra o Encouraçado Titanic
  • Dois Perdidos Numa Noite Suja (Curta: A Margem da Imagem)

    Leia mais sobre a 26ª Mostra BR de Cinema
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página