Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/10/2002 - 22h31

Mostra BR premia iraniano, brasileiro e ator de "Madame Satã"

da Folha Online

A 26ª Mostra BR de Cinema - Mostra Internacional de Cinema de São Paulo deu ao filme iraniano "Exílio no Iraque", de Bahman Ghobadi, e ao brasileiro "Ônibus 174", de José Padilha, os principais prêmios do festival, que termina nesta quinta-feira e faz uma espécie de prorrogação até domingo, dia 3.

O ator Lázaro Ramos, de "Madame Satã", que pela primeira vez protagoniza um filme em sua carreira, recebeu também um prêmio especial do júri.

O anúncio dos premiados da Mostra BR aconteceu no Unibanco Arteplex, no shopping Frei Caneca. A sala 1, onde aconteceu a premiação, estava lotada, com mais de 268 pessoas, sua capacidade para o público sentado.

"Exílio no Iraque", que mostra como músicos curdos iranianos sobreviveram à guerra entre o Irã e o Iraque, foi eleito pelo júri como o melhor filme de ficção da Mostra. O filme será exibido nesta sexta-feira à noite.

Já o brasileiro "Ônibus 174" foi escolhido como o melhor documentário do festival. Ele relata o assalto a um ônibus no Rio de Janeiro que terminou com a trágica morte de uma das passageiras, no ano passado.

O brasileiro também foi premiado como o melhor filme do Festival do Rio BR, que aconteceu entre setembro e outubro.

No ano passado, a Mostra BR também premiou filmes brasileiros como os melhores documentários. Dividiram o prêmio "Janela da Alma" e "Onde a Terra Acaba".

O júri foi formado pelo diretor italiano Silvio Soldini ("Pão e Tulipas"), o cineasta brasileiro Ugo Giorgetti ("Sábado" e "Boleiros"), o americano Peter Scarlet, a atriz Nelofer Pazira ("A Caminho de Kandahar"), o francês Radu Mihaileanu ("Trem da Vida"), o grego Robert Manthoulis e o egípcio Georges Moustaki.

Prêmio da crítica
A crítica formada por jornalistas que fazem a cobertura da Mostra BR escolheu três filmes para premiar com o troféu Bandeira Paulista.

"Kedma", do israelense Amos Gïtai, ganhou o prêmio da crítica como melhor longa de ficção. O melhor documentário da categoria é "Edifício Master", de Eduardo Coutinho.

"Japón", de Carlos Reygadas (México/Espanha), ganhou uma menção especial do júri.

Todos os premiados serão reexibidos em São Paulo até domingo. A programação começa a ser disponibilizada pela organização da Mostra BR nesta sexta-feira.

Leia também:
  • Conheça os filmes premiados pela Mostra BR em São Paulo

  • Público da Mostra BR premia argentino que concorreu ao Oscar

  • Melhores filmes da Mostra BR voltam a ser exibidos até domingo


  • Leia mais sobre a 26ª Mostra BR de Cinema
     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página