Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/12/2002 - 15h28

Festival em Cuba exibe "Cidade de Deus" entre brasileiros

Publicidade

da Folha Online

A partir de hoje, Cuba respira cinema. Além de apresentar sua cinematografia baseada na rica música, documentários e produções do país que mantém um dos melhores cursos universitários de cinema do mundo (frequentado, inclusive, por muitos brasileiros), o 24º Festival de Cine Latino-americano de Havana quer provar que a produção latina é forte, e muito.

O festival, que começa hoje e vai até o próximo dia 13, vai exibir uma seleção de filmes brasileiros da nova geração, inclusive o candidato nacional a uma indicação ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, "Cidade de Deus".

"Cidade de Deus" será exibido nesta quarta-feira, dia 4, na Fundação Glauber Rocha, às 10h. O filme está na competição oficial do festival, junto de outros brasileiros.

O primeiro brasileiro do festival será "O Invasor", de Beto Brant, exibido hoje à tarde em Havana. Outros longas como "Netto Perde Sua Alma", de Beto Souza e Tabajara Ruas, "As Três Marias", de Aluízio Abranches, "Uma Vida em Segredo", de Suzana Amaral, e "Madame Satã", de Karim Aïnouz, também estão na competição, que envolve outros filmes latino-americanos.

Participam do festival filmes da Argentina, Colômbia, Cuba, Chile, Espanha, México, Uruguai, Venezuela, Estados Unidos, Peru, Canadá, Costa Rica, Suécia e França, Alemanha, Austrália, República Tcheca, Suécia, Suíça, China, Coréia, Dinamarca, Equador, São Salvador, Finlândia, Reino Unido, Haiti, Holanda, Honduras, Itália, Japão, Nicarágua, Noruega, Palestina, Panamá e entre outros.

Somente os latinos, no entanto, concorrem entre si em várias categorias.

O cineasta brasileiro Glauber Rocha será homenageado nesta edição do festival de Havana com uma mostra de seus filmes, que representam o Cinema Novo na história da cinematografia nacional.

Erik Rocha, filho de Glauber, exibe em Cuba o filme "Rocha que Voa", uma homenagem ao pai, exibido neste ano nos cinemas brasileiros.

"Abril Despedaçado", de Walter Salles, também será exibido em sessão especial em Havana.

Apesar do embargo dos EUA ao país, (poucos) filmes norte-americanos participam da competição e alguns outros serão exibidos em sessões especiais, como é o caso de "Frida", de Julie Taymor, e "Requiém para um Sonho", de Darren Aronofsky, além de vários documentários.

Os resultados da competição em Havana saem no próximo dia 13.

Leia mais:
  • Saiba quais são os filmes brasileiros exibidos em Cuba

  • Consulte o site oficial do festival

  • "Cidade de Deus" está entre favoritos a indicação para Oscar

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página