Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/12/2002 - 03h46

Outro Canal: Globo investigou espionagem no "Faustão"

DANIEL CASTRO
colunista da Folha

Como na Guerra Fria, a "guerra dos domingos" entre "Domingão do Faustão" (Globo) e "Domingo Legal" (SBT) teve nos três anos intrigas parecidas com as dos filmes de espiões de CIA e KGB, as polícias secretas de EUA e ex-URSS.

A Globo investigou, pelo menos de 2000 a meados de 2002, a existência de supostos "agentes" do inimigo "Domingo Legal" infiltrados na produção do "Domingão do Faustão". Os dois programas travam, há sete anos, a mais acirrada e eventualmente equilibrada disputa pela audiência da TV brasileira. As investigações foram confirmadas à Folha por vários profissionais da Globo.

No auge das investigações, há seis meses, uma produtora do "Domingão" foi demitida. A emissora teria gravações de conversas telefônicas em que a profissional passaria informações, nos intervalos, sobre o que iria ao ar no bloco seguinte do "Domingão" para Roberto Manzoni, diretor do "Domingo Legal".

Os roteiros desses programas mudam continuamente. Na Globo, até no intervalo anterior ao bloco. No SBT, até mesmo quando o apresentador está no palco.

À produtora, a Globo afirmou que ela não tinha o perfil para o programa. Aos diretores do "Domingão", no entanto, foi dito que o motivo era espionagem. Ironicamente, Manzoni, do SBT, nega ter tido uma espiã: "Mas bem que gostaria de ter alguém dentro do 'Domingão'".




Divulgação/SBT
RUMOS - Cada vez mais "artista", a jornalista Maria Cândida, repórter do "Domingo Legal", grava com Moacir Franco o especial de fim de ano que reúne apresentadores do SBT e vai ao ar dia 19





OUTRO CANAL

Congestionamento 1
Ainda em fase de instalação, a campanha "Quem Financia a Baixaria É contra a Cidadania", da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, já recebeu cerca de 50 reclamações de telespectadores insatisfeitos com a TV.

Congestionamento 2
Orlando Fantazzini (PT-SP), presidente da comissão, diz que vai publicar uma lista com os programas mais denunciados. Por enquanto, a lista é encabeçada pelos "domingueiros" e pelo "Programa do Ratinho" (SBT).

Lobby 1
Sob intensa pressão de artistas e de executivos de TV, foi aprovado anteontem pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara o projeto de lei que cria cota para programação regional na TV _que segue para o Senado.

Lobby 2
Os radiodifusores conseguiram mudar o texto, trocando percentuais (até 20% da programação em regiões com mais de 1,5 milhão de domicílios com TV) por números fixos de horas (22 por semana, nesse caso). Na ponta do lápis, as redes ganharam mais de três horas por semana, porque ampliaram a faixa de distribuição dos programas locais, antes das 7h às 23h, para das 5h até 0h.

Adiado
Ficou para o dia 22 o prometido casamento no quadro "Quer Casar Comigo?", do "Domingo Legal". O motivo seria a final do Brasileiro no próximo domingo.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página