Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/01/2003 - 04h31

Novo James Bond gela na Islândia e ferve em Cuba

ADRIANE GRAU
free-lance para a Folha, em Los Angeles

Cercado por carros, garotas e drinques, James Bond está de volta. "007 - Um Novo Dia para Morrer" é a quarta vez que o quase cinquentão Pierce Brosnan encarna o agente secreto. E, antes mesmo de o filme estrear nos EUA, em novembro, Brosnan já havia assinado contrato para estrelar seu quinto longa da série, que começa a ser filmado em 2004.

Não é a toa que o estúdio MGM aposta no galã. Apenas um mês após entrar em cartaz, "007 - Um Novo Dia para Morrer" já havia ganhado em bilheteria, só nos EUA e Europa, o dobro dos US$ 142 milhões que custou.

Brosnan conversou com a Folha em Los Angeles, um dia após assinar o contrato, cujo valor não revela. Mas confessa que, apesar de estar pronto para mais um filme, já pensa em seu sucessor. O escolhido é o ator Paul Bettany, 21, de "Uma Mente Brilhante" e "Coração de Cavaleiro". "Ele é um ator animado e interpreta seus papéis com energia e coragem", diz.

Este 007 é o 20º filme do personagem e comemora os 40 anos da série. Por isso, a história está repleta de homenagens a títulos anteriores. Além de Halle Berry sair do mar vestida com um biquíni laranja e com uma faca de mergulho à la Ursula Andress, há uma cena em que Bond vai ao seu depósito de armas, no qual se vêem equipamentos usados em vários outros filmes.

Mas uma tradição abandonada neste filme é o drinque predileto do espião, que não bebe o martíni que se tornou sua marca. Em Cuba ele oferece a Jinx (Halle Berry) um mojito, drinque cubano à base de rum e menta fresca.

No entanto, os carros estão presentes. Brosnan pilotou seu automóvel Jaguar sobre um lago congelado na Islândia. E, apesar das manobras arriscadas, foi numa cena pilotando um "hovercraft" que ele se machucou.

"Neste filme fui muito mais ativo fisicamente que nos outros. Não só tive que treinar como um atleta mas também pensar como um atleta. Machuquei meu joelho numa manhã muito fria em que não fiz aquecimento antes de ser atirado para fora de um "hovercraft" em movimento", conta.

Além de marcar os 40 anos do personagem, "007 - Um Novo Dia para Morrer" promete entrar para a história como o filme em que a "Bond girl" amadureceu. A personagem Jinx, vivida por Halle Berry, não é mais a irresistível e frágil garota que serve apenas como distração para o herói. Ágil e eficiente, ela tem uma missão toda sua e porta armas com tanta confiança quanto seu par.

Outra presença feminina forte é a cantora Madonna, que interpreta a música tema do filme e ainda faz uma participação especial como uma instrutora de esgrima vestida em couro. Só mesmo num filme de James Bond...

Leia mais sobre "007 - Um Novo Dia para Morrer"
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página