Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/01/2003 - 01h45

"Fale com Ela" tira Globo de Ouro de "Cidade de Deus"

da Folha Online

O espanhol "Fale com Ela", de Pedro Almodóvar, tirou do brasileiro "Cidade de Deus", de Fernando Meirelles e Kátia Lund, a possibilidade de ter um Globo de Ouro para o país na categoria Melhor Filme Estrangeiro.

A cerimônia de entrega dos prêmios, realizada em Los Angeles na noite deste domingo, consagrou os melhores do cinema e da TV norte-americana pela escolha da associação de críticos estrangeiros de Hollywood.

"Cidade de Deus", traduzido nos EUA como "City of God", era cotado para o prêmio devido à repercussão que tem atingido no exterior. Quando estreou na Inglaterra, levou milhares aos cinemas. Assim tem sido nos Estados Unidos também, quando estreou na semana passada.

O filme, que retrata a guerra do tráfico em uma favela carioca e é baseado em um livro homônimo escrito por Paulo Lins, também está na disputa de uma vaga como um dos cinco filmes que podem concorrer ao Oscar deste ano.

Além dos dois, disputaram o prêmio o mexicano "O Crime do Padre Amaro", o chinês "Hero" (Herói), o francês "Balzac et la Petite Tailleuse Chinoise" (Balzac e a Costureirinha Chinesa) e o alemão "Nirgendwo in Afrika" (Em Nenhum Lugar na África).

Considerado uma prévia do Oscar, o Globo de Ouro premiou também o elogiadíssimo "Chicago", "The Hours" e "About Schmidt" em outras categorias.

Para a disputa do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, no entanto, "Fale com Ela" não foi inscrito pela Espanha. O maior adversário de "Cidade de Deus" no prêmio, cuja entrega acontece em março próximo, é o italiano "Pinochio", de Roberto Benigni, que teria mais chances segundo o lobby da distribuidora Miramax, a mesma de ambos os filmes.

  Veja galeria de fotos

Leia mais:
  • Veja a lista de ganhadores do Globo de Ouro

  • Aclamado no Globo de Ouro, "Chicago" chega em 1 mês ao Brasil

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página