Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/06/2007 - 09h15

Com nova leitura, Truman Capote volta às telas em "Confidencial"

Publicidade

SÉRGIO RIZZO
do Guia da Folha

Nem mesmo a importância do livro-reportagem "A Sangue Frio" para o jornalismo e a literatura dos EUA consegue explicar por que dois filmes quase simultâneos foram realizados em torno de seu autor, Truman Capote (1924-1984), e das circunstâncias de produção de sua obra-prima: "Capote" (05), de Bennett Miller, e agora "Confidencial" (06), de Douglas McGrath.

Ambos reconstituem episódios da investigação do assassinato de uma família do Kansas, com ênfase na relação entre Capote e um dos criminosos, Perry Smith.

No filme de Miller, baseado em biografia de Gerald Clarke, Philip Seymour Hoffman (vencedor do Oscar) interpreta o escritor e Clifton Collins Jr. faz Smith. Em "Confidencial", inspirado em livro de George Plimpton, os papéis são de Toby Jones e Daniel Craig (o atual James Bond). Sandra Bullock vive a escritora Harper Lee, fiel escudeira de Capote (papel de Catherine Keener em "Capote").

Além das grandes diferenças de registro entre as atuações, o filme de McGrath é menos solene e mais zombeteiro, incluindo recriações de entrevistas com pessoas próximas a Capote para reforçar a idéia de que era alguém difícil e controvertido, mas genial.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página