Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/01/2003 - 03h00

Popload: MTV estréia programa polêmico "Jackass"

LÚCIO RIBEIRO
da Folha de S. Paulo

Uma espécie de "Pegadinhas do Faustão" heavy metal e elevado à enésima potência de estupidez, estréia na MTV neste domingo, às 23h, o superhit polêmico "Jackass".

Quase a cada intervalo do programa de 2000, que abocanhou uma milionária bilheteria nos cinemas americanos no ano passado, aparece uma vinheta "institucional" preventiva.

"Este programa é produzido por profissionais ou completos idiotas. A MTV insiste que nem você nem seus amiguinhos estúpidos tentem imitar as façanhas de Johnny Knoxville."

Knoxville é uma versão viva de Beavis ou Butt-Head. Mandou uma vez uma fita de vídeo com suas tais "façanhas" para a MTV, foi contratado, se transformou na maior audiência da emissora (falamos aqui de 5 milhões de espectadores, a grande maioria de adolescentes) e já é aspirante a grande ator em Hollywood.

A tradução para "jackass", a melhor delas, é asno, burro. Do festival de estupidez, nojeira e palhaçadas que sai da cabeça de Knoxville e vai para a tela da emissora musical, do que pode ser descrito aqui está o teste de equipamentos de defesa pessoal, o destaque do primeiro programa no quesito "nem tão nojento assim".

Knoxville ele mesmo vai testar a eficácia de um spray de pimenta nos próprios olhos. Depois receberá na barriga uma descarga de 120 mil volts de uma arma de choque. É daí para pior.

Um comparsa de Knoxville sai andando de bicicleta com uma criança de mentirinha colocada na garupa, de capacete e tudo mais. E, em frente a pessoas em mesas de bar, paradas em um ponto de ônibus, o sujeito simula uma queda violenta com a bicicleta. As pessoas ficam horrorizadas com o que pode ter acontecido ao bebê no tombo feio, mas não conseguem saber porque o cara levanta rápido, diz que está tudo bem e sai pedalando.

"Jackass", sem juízo de valores para suas cenas imbecis-engraçadas e também imbecis-imbecis, é um exercício de voyeurismo sádico para quem gosta desse tipo de brincadeira. Serviu tanto dentro do universo certinho da adolescência americana que, quando foi parar no cinema, no primeiro final de semana arrecadou o quíntuplo de seu custo de produção.

A estréia do programa na MTV abre caminho para "Jackass - O Filme" ter sua exibição nos cinemas brasileiros. A UIP, que distribui o longa, já marcou a data da entrada em cartaz da "obra" cinematográfica de Knoxville: o próximo 21 de março.

Salve-se quem puder. Ou bem-vindo ao mundo do Jackass.

E-mail: lucio@uol.com.br
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página