Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/06/2007 - 11h42

Maioria dos ingleses é contra exibição de fotos de acidente de Diana

Publicidade

da Ansa, em Londres

Uma pesquisa do jornal londrino "Evening Standard" mostrou que 61% dos britânicos são contra um polêmico documentário que será exibido hoje pelo Channel 4 de Londres sobre o acidente automobilístico que vitimou a princesa Diana --e que os filhos de Lady Di, os príncipes William e Harry, pediram para ser suspenso.

Segundo pesquisa feita pela internet, que perguntou a seus leitores se o canal privado deveria suspender a transmissão do programa, 61% se mostraram a favor da medida, enquanto 39% afirmaram ser contra.

arquivo/AP
Diana morreu ao lado do namorado em um acidente automobilístico em Paris
Diana morreu ao lado do namorado em um acidente automobilístico em Paris

Os dados foram publicados um dia depois de os príncipes William e Harry pedirem ao Channel 4 que retirasse as polêmicas fotos da morte de Diana desse documentário, o que a emissora recusou.

O secretário particular dos príncipes, Jamie Lowther-Pinkerton, escreveu uma carta ao canal britânico na qual afirmou que tornar públicas as fotos seria "uma falta de respeito grosseira" à memória de Lady Di. O secretário dos príncipes viu na semana passada o documentário, intitulado "Diana: The Witnesses In The Tunnel" ("Diana: As Testemunhas No Túnel") e decidiu informar a William e Harry sobre seu conteúdo.

No entanto, o Channel 4 decidiu que publicará as imagens, após considerar que essas fotos são de "interesse da população".

As fotografias foram tiradas por paparazzi em 31 de agosto de 1997, quando o Mercedes em que viajava Diana e seu namorado, o egípcio Dodi al Fayed, bateu contra uma coluna da Ponte de Alma, em Paris. No acidente morreu Lady Di, aos 36 anos, Dodi Al Fayed, de 42 anos, e o motorista do carro, o francês Henri Paul.

A carta de Lowther-Pinkerton foi enviada na última sexta-feira (1º) a Hamish Mykura, chefe do departamento de história, ficção científica e religião do Channel 4. Em especial, a mensagem pediu ao canal de Londres para retirar as imagens que mostram Diana ferida dentro do Mercedes, enquanto é atendida pelos paramédicos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página