Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/08/2000 - 14h59

Astros de Hollywood ofuscam políticos na campanha dos EUA

Publicidade

da Reuters
em Los Angeles

Políticos e ativistas esperam chamar a atenção do público e da mídia na convenção nacional do Partido Democrata que terá lugar na próxima semana em Los Angeles, mas podem ter dificuldade em superar o poder de atração dos artistas, numa cidade em que a indústria mais importante é mesmo o show business.

Barbra Streissand e Whoopi Goldberg, Goldie Hall e Cher são alguns dos nomes que estarão disputando a atenção do público e da imprensa na próxima semana, quando políticos e especialistas eleitorais terão um encontro com astros e estrelas, comediantes e divas, correndo o risco de ficarem em segundo plano se as câmeras se aproximarem deles.

Não é de hoje que Hollywood e o Partido Democrata têm vínculos fortes. Não são poucas as celebridades que já ajudaram políticos e causas que apoiam com sua fama e suas fortunas.

Até agora, figuras da indústria do entretenimento já contribuíram com cerca de 1 milhão de dólares para a campanha do candidato democrata Al Gore. Segundo pesquisa divulgada no mês passado por uma organização de Washington, o candidato republicano George Bush recebeu até agora apenas cerca de 700 mil dólares de Hollywood.

Hollywood também já coroou Al Gore como seu príncipe Albert, mas seu companheiro de chapa, o senador Joseph Lieberman, evoca o que alguns jornais da indústria qualificam como "reações mistas".

Os liberais saudaram o fato de Lieberman ser o primeiro judeu já indicado como candidato a um cargo de primeiro escalão, mas, ao mesmo tempo, se queixam de que o senador é adversário de longa data dos excessos de Hollywood.

"Não há dúvida alguma de que existe um ótimo relacionamento entre a comunidade do entretenimento e o Partido Democrata", disse Ann Edelberg, diretora de relações com talentos da convenção democrata, que já ajudou a recrutar estrelas como Barbra Streisand, Cher e as The Goo Goo Dolls para shows em apoio ao partido.

Os democratas normalmente têm mais facilidade em atrair o apoio de estrelas e astros a sua causa, embora este ano os republicanos tenham se esforçado ao máximo para atrair artistas a sua convenção, visando livrar-se da imagem de um partido dominado por sujeitos maçantes engravatados, brancos e de meia-idade.

Seguindo a tradição já enraizada, a música country foi fortemente representada na convenção republicana com artistas como Hank Williams Jr, Lee Greenwood e Waylon Jennings, que cantaram sobre seus amores perdidos, seus bichos de estimação perdidos e a bandeira vermelha, azul e branca de sua preferência.

A convenção de Filadélfia também atraiu artistas de outros gêneros, tais como o guitarrista texano Jimmie Vaughan, o cantor de origem cubana Jon Secada e a diva Chaka Khan.

Na verdade, a lista de artistas que estarão presentes à convenção democrata começa a parecer uma lista de candidatos aos prêmios Grammy, incluindo artistas de todas as categorias, desde a música latina até o pop, passando pelo hip-hop. "Acho que muitos deles apóiam o partido e realmente se preocupam com as questões que ele defende. Além disso, muitos desses políticos e artistas têm ótimas relações pessoais".

Streisand, que há anos apóia o Partido Democrata, vai encabeçar um show recheado de estrelas que será promovido para levantar fundos para o partido, após a indicação de Gore para a candidatura presidencial democrata, disse Edelberg.

O show terá lugar em 17 de agosto, no Shrine Auditorium no centro de Los Angeles, a pouca distância do Staples Center, onde estará acontecendo a convenção democrata. Muitas cerimônias de entrega do Oscar já foram realizadas no Shrine.

Clique aqui para ler mais de Ilustrada na Folha Online

Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online - uol.folha.ilustrada.cinema

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página