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07/02/2003 - 04h01

Outro Canal: Jornalista assume programação da Band

DANIEL CASTRO
colunista da Folha

O jornalista Marcelo Parada é o novo "todo-poderoso" da TV Bandeirantes. Ex-diretor da rádio Bandeirantes (AM), ele responde desde a última segunda-feira pelas áreas de entretenimento, jornalismo e comercial da TV.

Embora haja outras três vice-presidências no organograma da Band, a de Parada é a mais importante. Ele é o novo chefe de Rogério Gallo, diretor-geral de programação e produção, com quem já articula as mudanças na grade, com novos programas, previstas para o final de março.

Parada já tinha cargo de vice-presidente desde o ano passado. Cuidava das áreas institucional, corporativa e da rádio Bandeirantes. Assume agora as funções antes ocupadas por Paulo Saad Jafet, primo do presidente da Band, João Carlos Saad. Jafet continua como vice-presidente, mas sem poderes sobre a programação e o comercial. Os outros dois vice-presidentes são Marcelo Meira (afiliadas, administração, finanças e Canal 21) e Roberto Oliveira (novos negócios, canais pagos Band News e Band Sports).

O jornalista Parada terá a missão de impulsionar o faturamento e a audiência da Band, que vem tendo seu quarto lugar no ranking do Ibope ameaçado pela Rede TV!. Em 2002, a emissora declarou um crescimento de 4% nas receitas, o menor entre as redes comerciais, e se viu forçada a vender parte do horário nobre para uma igreja evangélica.

OUTRO CANAL

Cifra


Os números que levaram Silvio Santos a mudar o organograma do SBT -o que culminou com a saída do vice-presidente, José Roberto Maluf, e de quatro diretores, anteontem- ficam entre R$ 1,5 milhão e R$ 2 milhões. Ficou nessa faixa o lucro líquido da emissora no ano passado, muito pouco para uma empresa que faturou R$ 520 milhões.

Estratégia

A lógica de Silvio Santos ao dividir o SBT em duas "empresas" (ou núcleos) é muito simples. A "produtora" (programação e produção, de Jean Tepet) "vende" programas para a "geradora" (comercial e afiliadas, de Guilherme Stoliar). A "geradora" busca anunciantes e barganha com a "produtora" os preços dos programas. Resultado: custos menores.

Cenário

O clima no SBT ontem era de insegurança e revolta. Até Alfonso Aurin -superintendente de engenharia, prestigiado por, entre outras, criar uma tecnologia de medição de audiência- ameaçou pedir demissão. O diretor jurídico, Edson Kawano, só fica até resolver a disputa jurídica pelo Campeonato Paulista.

Últimas

A Rede TV! deve estrear dia 19 um novo telejornal, a ser gerado de Brasília. Inicialmente, o jornalístico será produzido no caminhão-estúdio da emissora -até que seu cenário definitivo fique pronto.
 

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