Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/02/2003 - 14h09

Episódio dos Simpsons no Brasil concorre a prêmio nos EUA

da Folha Online

O episódio em que a família Simpson vem ao Brasil atrás de um garoto órfão chamado Ronaldo, motivo de polêmica em reação às piadas sobre o país, concorre ao prêmio de melhor roteiro de televisão segundo o Sindicato dos Roteiristas da América (Writers Guild of America).

O prêmio, que está na 55ª edição, valoriza antes do Oscar os melhores roteiros do cinema e também premia episódios de séries de TV norte-americanas.

"Blame it On Lisa", traduzido no Brasil como "O Feitiço de Lisa", foi exibido pelo canal pago Fox em dezembro do ano passado. O episódio foi escrito por Bob Bendetson.

O episódio concorre na categoria animação. Na mesma categoria, outros episódios dos Simpsons, um de Futurama e outro do O Rei do Pedaço também concorrem, todos exibidos no Brasil pela Fox.

Na época em que o episódio de Os Simpsons foi exibido nos Estados Unidos, o governo brasileiro não gostou do modo como o país foi retratado no seriado. Além de cometer vários erros grosseiros (os brasileiros falam com sotaque espanhol, a Amazônia é vizinha do Rio e as pessoas andam em filas de conga pelas ruas), o episódio pinta uma imagem nada desejável do Rio de Janeiro (um dos personagens é sequestrado, há cobras e macacos nas ruas).

Em abril passado, o porta-voz do presidente Fernando Henrique Cardoso disse que ele não tinha visto o programa, mas repudiava que se retratasse erroneamente o Brasil. O presidente da Riotur, José Eduardo Guinle, chegou a ameaçar processar a Fox, que produz o seriado.

A produção do desenho, criado por Matt Groening, pediu desculpas, mas aproveitou para provocar FHC: "Pedimos desculpas à amável cidade do Rio de Janeiro", disse o produtor James L. Brooks. "Se isso não resolver a questão, Homer Simpson se oferece para lutar com o presidente do Brasil no 'Celebrity Boxing' [programa de TV americano em que celebridades lutam boxe]."

Além dos equívocos, o episódio tem, implícitas, várias críticas ao país. Fala da violência (quando um taxista não-licenciado sequestra Homer) e da sensualidade dos programas infantis da TV (quando mostra o "Telemelões", em que uma apresentadora loira balança e gira os seios para as câmeras), entre outras coisas.

Leia mais
  • Sindicato de roteiristas dos EUA anuncia indicados a prêmio
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página