Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/02/2003 - 11h44

Apesar do sucesso, "Cidade de Deus" fica fora do Oscar

MARCELO BARTOLOMEI
enviado especial a Los Angeles

O longa-metragem "Cidade de Deus", de Fernando Meirelles e co-dirigido por Kátia Lund, ficou fora da competição pelo Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. O filme era um dos mais cotados para disputar a estatueta da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, de Hollywood, o maior prêmio do cinema mundial.

Divulgação
Cena do filme brasileiro "Cidade de Deus"

Foram indicados os filmes "Hero" (China), de Zhang Yimou, "O Crime do Padre Amaro" (México), de Carlos Carrera, "No Where in Africa" (Alemanha), de Caroline Link, "Zus & Zo" (Holanda), de Paula van der Oest, e "The Man Without a Past" (Finlândia), de Aki Kaurismaki.

"Cidade de Deus" estreou em mais de 300 salas dos Estados Unidos e está sendo exibido também na Holanda, na Espanha e na Inglaterra, onde foi muito bem recebido. Jornais e revistas norte-americanas elogiaram muito o filme, que concorreu também ao Globo de Ouro.

A última vez que o Brasil teve um representante no Oscar foi em 1999, quando o sensível "Central do Brasil", de Walter Salles, concorreu à estatueta. Apesar de ter perdido para "A Vida é Bela", de Roberto Benigni, o filme impulsionou a carreira do cineasta no exterior. Atualmente, Salles filma a biografia de Che Guevara, vivido por Gael García Bernal (de "O Crime do Padre Amaro"), na Colômbia.

A esperança depositada em "Cidade de Deus", indicado pelo governo brasileiro à Academia, é a prova da retomada no cinema brasileiro e de sua ótima fase.

No Brasil, o filme fez 3,2 milhões de espectadores, um recorde para uma produção nacional. Com esta bilheteria, "Cidade de Deus" é o filme nacional mais visto no país, batendo os filmes de Xuxa Meneghel, que costumeiramente ficavam no primeiro lugar.

História

"Cidade de Deus" é baseado no romance homônimo do escritor Paulo Lins e mostra a violência e a guerra do tráfico na favela carioca. Passado em três fases, o filme trouxe à tona a realidade local e escandalizou com cenas fortes de tiroteios e crianças armadas ou em situação de risco.

O filme também provocou polêmica na própria Cidade de Deus, a favela que inspirou a história. Moradores de lá não gostaram da maneira como foram retratados no longa-metragem de Meirelles.

Para fazer o filme, ele e Kátia Lund treinaram atores amadores do grupo Nós do Morro, formado por moradores dos morros e das favelas cariocas, para a interpretação, que é surpreendente.

A partir de agora, os membros da Academia começam a analisar os filmes indicados para dar seus votos finais e eleger o melhor em cada uma das categorias. O prêmio será entregue no dia 23 de março, no Kodak Shrine Auditorium, em Los Angeles.

Leia mais
  • Conheça os indicados ao Oscar em 2003
  • Meryl Streep é a mais indicada da história do Oscar
  • Fernando Meirelles reforça carreira internacional
  • "Chicago" lidera corrida pelo Oscar
  • Caetano Veloso representa Brasil no Oscar
  • "Chicago" deve levar maior número de prêmios

    Especial
  • Por que "Cidade de Deus" ficou fora do Oscar?
  • Veja galeria de fotos do filme brasileiro
  • Veja fotos dos filmes indicados ao Oscar
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página