Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/02/2003 - 04h11

Outro Canal: Ranking desmoraliza campanha contra baixaria

DANIEL CASTRO
Colunista da Folha

Talvez a melhor iniciativa contra o baixo nível de parte da programação da TV brasileira, a campanha Quem Financia a Baixaria É Contra a Cidadania, da Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Câmara dos Deputados, está sendo desmoralizada pelas emissoras por causa de um ranking no mínimo equivocado.

O ranking, divulgado anteontem em Brasília, reúne apenas 62 reclamações coletadas pela campanha em dois meses e coloca no mesmo balaio programas como os de João Kléber (Rede TV!), Ratinho e Gugu Liberato (SBT) com os de Xuxa, Serginho Groisman e Ana Maria Braga (Globo) e Adriane Galisteu e Raul Gil (Record). Confunde baixaria (desrespeito aos direitos humanos, segundo cartilha da própria campanha) com qualidade questionável.

De acordo com o ranking, o infantil "Xuxa no Mundo da Imaginação" é mais nocivo do que o "Hora da Verdade", de Márcia Goldschmidt (Band). O programa de Xuxa aparece em quinto lugar no ranking, com quatro manifestações. O da Band, com duas denúncias, vem em oitavo.

As manifestações contra Xuxa foram provocadas por causa de uma personagem, a bruxa Keka, que dá maus exemplos. Mas ela sempre se dá mal no final.

Serginho Groisman entrou no ranking porque um telespectador escreveu que seu "Altas Horas" é "voltado para o besteirol".

João Kléber lidera o ranking, com 11 reclamações, seguido por Ratinho (oito) e Sérgio Mallandro (Rede TV!) e Gugu Liberato (cinco cada). Raul Gil e "Domingão do Faustão" tiveram três. Os demais, dois ou uma reclamação.

"Além da pouca expressividade do resultado desse movimento, o que se verifica são manifestações preconceituosas e elitistas, mais parecendo de pessoas que simplesmente não gostam de televisão", diz Luís Erlanger, diretor da Central Globo de Comunicação.

"Lamento ter perdido prestígio. Sempre fui o primeiro", ironiza Carlos Massa, o Ratinho. Record, Rede TV! e Band não quiseram se manifestar. O deputado Orlando Fantazzini (PT-SP), presidente da CDH, defende o ranking. "Estamos sendo fiéis àquilo que os telespectadores relataram", diz.

Adeus

Depois de quatro anos na MTV, o psiquiatra Jairo Bouer ("Erótica", "20 e Poucos Anos" e "Peep") está deixando a emissora na nova programação de março. Vai para o canal pago educativo Futura (Net, Sky), onde estréia, em julho, um programa sobre drogas, ao lado de Thiago Fragoso e Débora Falabella. Lá, também terá quadros sobre sexo e comportamento.

Lágrima

Fortes emoções nos capítulos finais de "Esperança" (que anteontem deu 45 pontos, recorde da novela desde as primeiras semanas): Tony (Reynaldo Gianecchini) vai raspar a barba e cortar os cabelos.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página