Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/02/2003 - 16h44

Conheça a trajetória de queda da novela "Esperança"

da Folha Online

A Globo exibe hoje o último capítulo da novela "Esperança", de Benedito Ruy Barbosa.

Com direção de Luiz Fernando Carvalho e assinada por Walcyr Carrasco, que substituiu Ruy Barbosa, a trama chega ao fim com um enredo confuso e mudanças na composição dos personagens.

Em meio a tudo isso, a Globo, que havia comemorado a audiência de "O Clone", viu sua audiência no horário cair.

Veja uma cronologia da novela, cuja trajetória foi uma das mais desastrosas já realizadas pela Globo no horário nobre:

2002

Abril

Elenco de "Esperança" grava na Itália. Entre os atores que foram para a Europa estavam Raul Cortez, Walmor Chagas, Fernanda Montenegro, Reynaldo Giannechini, José Mayer, Eva Wilma e Priscila Fantin.

17 de junho

"Esperança" estréia com elementos semelhantes aos de "Terra Nostra" e "O Rei do Gado". O primeiro capítulo rendeu 46 pontos no Ibope à emissora. A média de audiência é a mesma registrada na estréia das duas anteriores, "Laços de Família" e "O Clone".

30 de junho

Em entrevista publicada na Folha, Benedito Ruy Barbosa nega desentendimento com Luiz Fernando Carvalho, diretor da novela, e diz que querem derrubar Luiz Fernando. Começam os rumores de que a Globo estaria insatisfeita com a audiência da novela.

25 de julho

Um grupo de discussão com telespectadores, promovido pela Globo, mostrou que o público esperava que "Esperança" fosse continuação de "Terra Nostra". O grupo de discussão também apontou que os telespectadores achavam a novela "escura" e estranhavam algumas tomadas de câmera, mais próximas do cinema.

26 de agosto

O ator Nuno Lopes, que faz o papel do português José Manoel, sofre um acidente na Barra da Tijuca (zona oeste do Rio). Ele nadava quando um surfista atingiu sua perna com a prancha.

27 de agosto

Morre, aos 77 anos, o ator português Luis de Lima. Ele fazia o papel de pai de José Manoel, personagem interpretado pelo ator Nuno Lopes na novela. Ele morreu em decorrência de uma infecção pulmonar, após ficar internado desde 14 de julho, com edema pulmonar agudo e pressão alta.

29 de julho

Marluce Dias da Silva convida Benedito Ruy Barbosa, que mora em São Paulo, para passar 15 dias no Rio acompanhando a edição de "Esperança" ao lado do diretor Luiz Fernando Carvalho. A idéia é levantar o ibope da novela. Começa-se a falar em capítulos atrasados.

4 de agosto

Benedito Ruy Barbosa afirma ter certeza de que a trama das oito iria bater os 50 pontos de audiência.

5 de agosto

Os atores Reynaldo Gianecchini e Ana Paula Arósio se acidentam durante a gravação. Ele quebrou um dente frontal e ela torceu o pé direito.

8 de agosto

Vão ao ar as cenas em que o personagem Camille destrói uma estátua. Durante a gravação, a atriz Ana Paula Arósio feriu o ator Reynaldo Gianecchini na boca. As cenas não alavancaram o ibope da novela, que registrou 40 pontos de audiência.

24 de agosto

Sítio do autor da novela é assaltado em Sorocaba, interior de São Paulo.

26 a 31 de agosto

Em sua 11ª semana, a novela marca 39 pontos, apenas cinco a mais do que a novela das seis. "O Clone", em sua 11ª semana, teve média de 45 pontos.

7 de setembro

Benedito Ruy Barbosa troca o sítio em Sorocaba (SP) e vai para o Rio a convite da direção da Globo, onde deveria ficar pelo menos 15 dias.

1º de outubro

Benedito Ruy Barbosa volta para o sítio em Sorocaba (interior de SP) depois de estada de três semanas no Rio para tentar adiantar a entrega dos capítulos da trama. O autor conseguiu abrir frente de apenas quatro capítulos. O ideal é uma semana.

2 de novembro

Globo exibe o 120º capítulo de "Esperança", o equivalente a cerca de dois terços da novela. "Esperança" tem números inferiores de "share" - participação no total de televisores ligados. A novela marcou 57% nos primeiros 120 capítulos. Um desempenho 8,1% inferior ao de "O Clone" (62%) e 5% menor do que "Porto dos Milagres" (60%).

9 de novembro

Novela tem média de 27 pontos de audiência.

12 de novembro

Audiência registrada é de 41 pontos de audiência.

19 de novembro

Fala-se em queda de 9% do Ibope da Globo com "Esperança" em relação à novela "O Clone". Começam a surgir rumores de que a direção da Globo estaria sugerindo ao autor da novela que ele escolhesse um outro autor para ajudá-lo a diminuir os atrasos na entrega dos capítulos. Barbosa, que escreve sozinho, recusou. Disse que já estava com uma frente de cinco capítulos e prometeu ampliá-la para oito.

24 de novembro

Benedito Ruy Barbosa recebe homenagem da comunidade judaica pela autoria de "Esperança". Na mesma semana fala-se da antecipação de "Mulheres Apaixonadas" por causa do relativo fracasso de "Esperança".

29 de novembro

Globo decide nomear Walcyr Carrasco para ajudar Benedito Ruy Barbosa a escrever a novela "Esperança", no entanto, Barbosa combina com a direção da emissora que escreveria o final da novela sozinho.

3 de dezembro

Barbosa e Carrasco começam, oficialmente, a trabalhar juntos. Segundo a Globo, Barbosa passaria a escrever menos e a supervisionar mais. Há rumores de que Barbosa, que estaria com problemas de saúde na família, poderia ser temporariamente afastado.

Com a entrada de Carrasco, Globo tem a intenção de "esticar" a novela em pelo menos duas semanas, até segunda semana de fevereiro, para dar maior tempo à sucessora, "Mulheres Apaixonadas".

5 de dezembro

Vai ao ar o capítulo 149 da novela, o primeiro escrito por Walcyr Carrasco. O capítulo contou com a inclusão de sequências elaboradas por Benedito Ruy Barbosa. O episódio deu 36 pontos de média no Ibope.

11 de dezembro

Edmara, uma das filhas de Benedito Ruy Barbosa, dá declarações à imprensa dizendo que o pai não assiste mais à novela porque fica nervoso com as interferências de Carrasco e tem vontade de fumar -o que ele está proibido de fazer.

12 de dezembro

Walcyr Carrasco abre uma frente de mais de uma semana entre a entrega dos textos e a exibição dos capítulos. Ibope da novela na primeira semana sob o comando de Carrasco oscila entre 35 e 37 pontos na Grande São Paulo, o mesmo que vinha dando antes da intervenção.

21 de dezembro

Para poder folgar no feriado do Natal, atores gravam cenas em ritmo acelerado, o que levou o diretor Carlos Araújo, com indícios de estresse, ao hospital.

8 de janeiro

Globo exibe o 177º capítulo da novela. A média geral da novela (desde o primeiro episódio) atingiu 38 pontos no Ibope na Grande São Paulo, com a sintonia de 56% dos televisores ligados no horário. Com isso, a novela só supera "Suave Veneno", exibida em 1999, que teve média de 37 pontos e sintonia de 51% das TVs até o 177º capítulo. Maior sucesso desde 1997, "O Clone", que antecedeu "Esperança", marcava média de 45 pontos no 177º episódio.

21 de janeiro

"Esperança" dá média de 40 pontos no Ibope da Grande SP, o que não acontecia desde 18 de novembro. Apesar disso, no mês de janeiro o "Big Brother Brasil 3" conseguiu desbancar a novela, passando a ser o programa de maior audiência da Globo no período. As edições de terça e quinta dão médias de 40 pontos.

7 de fevereiro

Vai ao ar o capítulo 202. Até esta data, a média geral da novela é de 40 pontos, com 56% de share. A média de "Terra Nostra", considerando o mesmo período era de 44 pontos com 59% de share.

14 de fevereiro de 2003

A novela termina com 209 capítulos.

Leia mais
  • Walcyr Carrasco defende reviravolta que fez em "Esperança"
  • Dramática, chega ao fim a catástrofe "Esperança"
  • Após crise em "Esperança", Globo aposta em perfis femininos
  • Desempenho de "Esperança" não interfere em texto de Manoel Carlos
  • Leia sinopse da próxima novela das oito da Globo
  • Novela "Mulheres Apaixonadas" começa com brigas e casamento
  • Conheça os personagens da próxima novela das oito da Globo

    Especial
  • Veja fotos de cenas de "Mulheres Apaixonadas"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página