Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/06/2007 - 21h15

Amós Oz e Kadaré são favoritos a Príncipe de Astúrias

Publicidade

da Efe, em Oviedo

O escritor israelense Amós Oz e o albanês Ismail Kadaré são os favoritos ao Prêmio Príncipe de Astúrias das Letras 2007, cuja cerimônia será realizada nesta quarta-feira (27) em Oviedo, na Espanha. A informação é de responsáveis pela premiação, que têm acesso aos votos do júri.

Frank May/Efe
Escritor israelense é um dos favoritos para edição 2007 de prêmio espanhol de literatura
Escritor israelense é um dos favoritos para edição 2007 de prêmio espanhol de literatura

Também estão na disputa a romancista canadense Margaret Atwood, o poeta coreano Ko Un e o escritor italiano Antonio Tabucchi.

Neste ano, concorrem ao prêmio 35 candidatos procedentes de 23 países entre os quais figuravam também o romancista japonês Haruki Murakami, o escritor britânico Martin Amis e os poetas Antonio Gamoneda e Germán Belli de la Torre.

Entre as candidaturas encaminhadas à Fundação, completavam a lista o holandês Cees Nooteboom, o mexicano Fernando del Paso, o libanês de origem síria Ali Ahmad Said (que utiliza o pseudônimo "Adonis"), a indiana Arundhati Roy, o dramaturgo americano Edward Albee e o romancista espanhol Arturo Pérez Reverte.

Antes da constituição do júri, o diretor da Real Academia Espanhola, Víctor García de la Concha, lamentou a ausência "dos grandes escritores de língua espanhola", o que atribuiu ao desânimo de seus editores após seis anos "de seca" em que o prêmio foi para autores de língua estrangeira.

Segundo de la Concha, as candidaturas apresentadas são excelentes, mas não escondeu sua preferência por escritores conterrâneos.

O nome mais mencionado pelo júri foi o do israelense Amós Oz, um autor que encantou os membros do conselho.

Amós destacou que o nome de Oz também chegou a ser cogitado nos últimos anos para o Prêmio Nobel.

Além do prêmio, de US$ 67 mil, o vencedor leva para casa uma estatueta desenhada por Joan Miró.

O Príncipe de Astúrias já divulgou neste ano os prêmios de Cooperação Internacional, dado a Al Gore, de Artes, cujo vencedor foi Bob Dylan e de Pesquisa Científica e Técnica, cedidos a Ginés Morata e Peter Lawrence.

Em edições anteriores, o Prêmio Príncipe de Astúrias das Letras foi dado a nomes como José Hierro, Juan Rulfo, Mario Vargas Llosa, Günter Grass, Doris Lessing, Arthur Miller, Susan Sontag, Claudio Magris e Paul Auster.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página