Publicidade

Ilustrada
19/02/2003 - 17h42

Em dois núcleos, exposição conta história da China

da Folha Online

A exposição "China: Guerreiros de Xi'an e os Tesouros da Cidade Proibida" é uma ótima oportunidade para conhecer um pouco da história da República Popular da China, um dos poucos representantes do comunismo no mundo. Em São Paulo, onde fica até maio, ela está dividida em dois núcleos.

Núcleo Shaanxi

Apresenta 11 guerreiros e dois cavalos de terracota (argila) em tamanho natural, mais conhecidos como guerreiros de Xi'an, pertencente ao exército do imperador Qing Shi Huang.

Cerca de 20 peças que foram descobertas recentemente integram a exposição que virá ao Brasil estão, portanto, saindo pela primeira vez da China.

Paralelamente a este exército, estarão expostas ainda 197 peças de vários museus da região de Shaanxi. São cerâmicas de 7000 AC, bronzes arcaicos e peças da dinastia Hang, Tang, Ming e Qing.

Núcleo Cidade Proibida

Este núcleo da exposição é composto por obras do Museu do Palácio Imperial de Pequim.

São 140 peças pertencentes ao acervo das duas últimas dinastias chinesas, Ming e Ching, que remontam uma sala de trono e apresentam objetos de decoração, quadros, roupas, colares, enfeites, cerâmicas, bronze, objetos de jade, laca e sapatos.

Especial
  • Programe-se para visitar "Os Guerreiros de Xi'an"
     
  • FolhaShop

    Digite produto
    ou marca