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05/03/2003 - 04h13

Outra frequência: Os bastidores da crise na Brasil 2000

LAURA MATTOS
da Folha de S.paulo

Na sexta-feira passada, foi ao ar pela última vez na Brasil 2000 FM (107,3 MHz) o "Blog do Tas", apresentado por Marcelo Tas, do Vitrine (TV Cultura).

O programa, que estreara havia pouco mais de três meses, era a principal aposta da emissora na tentativa de driblar a crise financeira, investindo em jornalismo para o público jovem.

O plano da 107,3 MHz previa dar "uma nova cara" à programação, usando o marketing politicamente correto da cidadania para atrair novos anunciantes.

O primeiro baque do projeto ocorreu há três semanas, quando a Bandeirantes conseguiu levar o "Na Geral", uma das maiores audiências do dial.

Mistura de futebol com besteirol, o debate esportivo havia sido um dos poucos sobreviventes da antiga programação e dava à Brasil 2000 um certo respaldo econômico para as novas experiências.
Sem esse amparo, foi ficando cada vez mais difícil manter o "Blog", que tinha um custo muito alto de produção, de acordo com Juan Pastor, coordenador artístico da estação.

A instabilidade da rádio só fez aumentar os rumores no mercado de que a Brasil 2000 pode vir a ser arrendada em consequência de sua grave crise financeira.

A Bandeirantes, que seria a principal interessada, já teria inclusive aberto negociações. Atualmente, a emissora retransmite na FM a programação jornalística da AM por meio de uma concessão do litoral, a 90,9 MHz.

Para que o sinal da praia chegue à capital, foi instalada uma antena transmissora no alto de uma serra de Itanhaém. Apesar disso, a sintonia ainda é ruim em boa parte da região metropolitana de SP.

Com a frequência 107,3 MHz nas mãos, a Bandeirantes poderia colocar em prática seu sonho de concorrer de verdade com a CBN também na FM. Tanto a Bandeirantes como a Brasil 2000 negam a negociação, por meio de suas assessorias de imprensa. Nos bastidores das duas rádios, no entanto, a história circula com detalhes impressionantes.

Por falar em "Na Geral", uma novidade: a partir do próximo dia 14, o programa esportivo diário (agora na Bandeirantes AM e FM) vai contar com um auditório pelo menos uma vez por semana.

A Associação das Emissoras de Rádio de São Paulo (Aesp) conseguiu convencer o ministro das Comunicações, Miro Teixeira, a participar de um almoço com empresários do setor em abril. Será o primeiro muro das lamentações oficial da Aesp neste governo.

laura@folhasp.com.br
 

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