Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/03/2003 - 21h14

Acadianos foram expulsos das suas terras no século 18

AUGUSTO PINHEIRO
da Folha Online

Os acadianos eram os franceses que se estabeleceram, nos séculos 17 e 18, nas regiões canadenses que hoje correspondem a Nova Escócia, New Brunswick e ilha do Príncipe Eduardo e parte do Québec, além do Estado do Maine (EUA)

Essas colônias precederam as britânicas na América do Norte em dois ou três anos e cresceram com terras cultivadas e muitos descendentes.

Em 1755, o governo britânico confiscou suas terras e deportou os acadianos que não juraram lealdade à Coroa Britânica e à religião protestante.

Milhares foram enviados para 13 colônias na costa americana. "Muitos também foram para a Europa, as Antilhas e o Estado da Louisiana (EUA)", diz Patrice Boulianne, vocalista e acordeonista da Blou, banda canadense da Nova Escócia, que toca dia 14/2 no Sesc Pompéia, em São Paulo, e faz um som inspirado nas raízes acadianas.

"Isso se tornou uma parte das nossas vidas", diz. "E se tornou algo deprimente que, às vezes, lembramos demais. Agora queremos olhar mais para a frente", conta Boulianne, que já usou o tema nas músicas do grupo.

Durante a deportação em massa, pais foram separados dos filhos, e maridos, das mulheres.

Leia mais
  • Grupo canadense Blou mostra música acadiana no Sesc Pompéia

    Especial
  • Ouça a música "Passant par Paris", do CD "Rythm'n'Blou"

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página