Ilustrada
25/07/2007 - 08h02

Monalisa tinha muita gordura no sangue, diz estudioso belga

da Ansa, em Bruxelas

Um reumatologista belga resolveu examinar a célebre pintura de Leonardo Da Vinci do ponto de vista médico e concluiu que a Monalisa tinha muita gordura no sangue.

Divulgação/ Musée du Louvre
Monalisa sofreria de distúrbio ligado a metabolismo, diz estudioso belga
Monalisa sofreria de distúrbio ligado a metabolismo, diz estudioso belga

Segundo Jan Dequeker, professor da Universidade de Leuven, "a Monalisa imortalizada por Leonardo da Vinci sofria de uma grave doença ligada ao metabolismo. Pelo quadro se nota uma forma de hiperlipemia", ou seja, aumento de lipídios no sangue devido a uma alteração no metabolismo das gorduras.

O estudioso, que escreveu um livro com os resultados de suas análises, defende que os sintomas da hiperlipemia podem ser percebidos em duas partes do corpo.

Na mão esquerda (para quem olha a pintura de frente), o inchaço "é um acúmulo de gordura subcutânea, assim como no leve inchaço em torno do olho esquerdo", disse Dequeker.

"A tese ganha força pelo fato de que nas mulheres a hiperlipemia se manifesta mais freqüentemente próximo dos 35 anos de idade, quando foi retratada por Leonardo, segundo os estudiosos internacionais", afirmou o professor.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite o endereço wap.folha.com.br

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca