Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/03/2003 - 02h01

Ausente da cerimônia do Oscar, Polanski vence como Melhor Diretor

da Folha Online

O polonês Roman Polanski, 69, ganhou hoje o Oscar de Melhor Diretor por "O Pianista". A indicação de Polanski foi uma surpresa já que o diretor não pode entrar no Estados Unidos por ter tido relações sexuais como uma menor de idade em 1977.

Polanski fugiu para a França em 1978 quando estava prestes a ser sentenciado e não foi aos EUA para a entrega do Oscar, segundo seu agente em Los Angeles, Jeff Berg, porque as questões legais em torno do caso continuam abertas. Por isso, ele corre o risco de ser preso se puser os pés no país.

Samantha Geimer, a mulher que foi vítima no escândalo sexual que quase pôs fim à carreira do diretor nos anos 70, diz que não guarda rancor do cineasta.

"Não guardo rancor dele nem tampouco sinto simpatia por ele. Polanski é um estranho para mim", escreveu Geimer num editorial assinado publicado pelo jornal "Los Angeles Times".

Concorreram na mesma categoria ele Rob Marshall, por "Chicago", Martin Scorcese, por "Gangues de Nova York", Stephen Daldry, por "As Horas", e Pedro Almodóvar, por "Fale com Ela".

Especial
  • Fique por dentro da 75ª edição do Oscar
  • Veja galeria de fotos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página