Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/03/2003 - 10h01

Espanhóis comemoram Oscar do diretor Pedro Almodóvar

da France Presse, na Espanha

A população de Calzada de Calatrava (no centro da Espanha) comemorou, nesta segunda-feira, a premiação do diretor Pedro Almodóvar no Oscar 2003 com o filme "Fale Com Ela".

Os moradores da região em que nasceu o diretor se reuniram para assistir à cerimônia de premiação, que aconteceu na noite de ontem, no Kodak Theater, de Hollywood, nos EUA.

A comemoração espontânea na cidade em que Almodóvar nasceu e viveu até os nove anos, antes de mudar-se para Madri, foi o ponto máximo de duas semanas de programação dedicadas ao diretor, durante as quais foram exibidos seus 14 filmes.

O prefeito da cidade, Francisco Espinosa, parabenizou o cineasta, que se encontra nos Estados Unidos e mostrou o desejo de que o diretor visite a cidade em breve para comemorar o prêmio.

Antes do Oscar, filme de Almodóvar já havia vencido o prêmio César ( o Oscar francês) de melhor filme da União Européia, dois prêmios Bafta, da academia britânica, e dois Globos de Ouro - um por melhor filme em língua estrangeira e outro por roteiro original.

Almodóvar foi o primeiro cineasta espanhol a ganhar o Oscar. Em 2000 ele ganhou o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro por "Tudo Sobre Minha Mãe". Este ano, com "Fale Com Ela" ele ganhou o prêmio de Melhor Roteiro Original.

Especial
  • Fique por dentro da 75ª edição do Oscar
  • Veja galeria de fotos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página