Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/03/2003 - 03h18

Outro canal: Novela derruba ibope das 18h em 19%

DANIEL CASTRO
colunista da Folha de S.Paulo

Encerrada há uma semana, "Sabor da Paixão" foi uma das piores audiências da história recente das novelas das seis da Globo. Segundo o Ibope, a produção teve média de 24 pontos na Grande São Paulo, 19,7% a menos do que sua antecessora, "Coração de Estudante" (fevereiro a setembro de 2002), que cravou 29,9 pontos.

Na comparação com público absoluto, a queda foi de 19%. "Coração de Estudante" teve média de 1,420 milhão de telespectadores por capítulo, contra 1,150 milhão de "Sabor da Paixão".

A última novela das seis só não bateu o recorde negativo dos últimos nos por causa do aumento do número de domicílios com TV na Grande São Paulo (atualmente, 4,849 milhões). "A Padroeira" (2001) teve dois pontos de média domiciliar a mais do que "Sabor da Paixão", mas sua média de telespectadores foi apenas 26 mil superior. Cada ponto na Grande SP equivale a 48,5 mil domicílios.

Em perspectiva histórica, "Sabor da Paixão" perde em pontos no Ibope (mas não em telespectadores absolutos) até para "Força de um Desejo" (1999) _24,4.

As explicações para o desempenho de "Sabor da Paixão" são a concorrência com telejornais populares na Record, Band e Rede TV! e a redução em 10% no número de televisores ligados.

Já "Agora É que São Elas", que estreou na última segunda, registrou média de 27 pontos nos primeiros três capítulos.

OUTRO CANAL

Âncora

O contrato não havia sido assinado até o início da tarde de ontem, mas já está acertado que Paulo Henrique Amorim assume, no dia 7, a apresentação do "Jornal da Record - 2ª Edição", no lugar de Claudia Cruz. Na Band, Roberto Cabrini foi convidado para ancorar o "Jornal da Noite", na vaga de Maria Cristina Poli (de licença).

Arquibancada

Apesar da concorrência da TV aberta (Globo e Record), o Campeonato Brasileiro do ano passado foi um sucesso na TV paga. A Sky anuncia ter vendido 134 mil pacotes de "pay-per- view", a um preço médio de R$ 173 cada, 13% a mais do que em 2001.

Câmera

Em parceria com a Natura e o Ministério do Meio Ambiente, a TV Cultura vai realizar um concurso, inédito, de documentários sobre a biodiversidade brasileira. O prêmio ao vencedor é de R$ 10 mil, mais verba de R$ 200 mil para produção. As inscrições começam terça. Informações no site www.tvcultura.com.br.

Virou

Enquanto estiveram simultaneamente no ar, o "Cidade Alerta" (Record) bateu anteontem o "Brasil Urgente" (Band), de José Luiz Datena, por 8 pontos a 6 no Ibope. E o telespectador já dá sinais de que está ficando saturado com a cobertura da guerra no Iraque. Anteontem, o "Jornal Nacional" deu 32 pontos.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página