Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/03/2003 - 14h15

Espetáculo do grupo Caleidoscópio faz ode a Câmara Cascudo

BETO LANZA
da Folha de S.Paulo

Uma ode para Luís da Câmara Cascudo(1898-1986), maior estudioso dos costumes e das artes populares do Nordeste brasileiro. Esta é a oferta do grupo Caleidoscópio, de Brasília, até o dia 30, no teatro José Maria Santos, no Fringe do Festival de Teatro de Curitiba.

A peça "Cascudo", dirigida por André Amaro, é o resultado das pesquisas do grupo a partir da obra do historiador, reunindo lendas, crendices, canções e costumes subtraídos do repertório do poeta, incluindo aspectos da sua biografia como a sua biblioteca "babilônia", sua rede de descanso e seu charuto.

Para a encenação, o diretor usa uma partitura desenvolvida pelos atores, pautada na dramaturgia corporal, seguindo os indicativos pinçados da obra de Cascudo. Não há elementos cenográficos, apenas alguns cubos vazados. O cenário é substituído pelo gestual dos atores, que ora definem o espaço, ora os objetos, o que resulta em um espetáculo minuciosamente coreografado, usando como suporte apenas a música executada ao vivo pelos atores.

Este é o diferencial desta peça em relação às contações de histórias que geralmente sustentam-se na palavra. Aqui a palavra é usada em pé de igualdade com os movimentos, ambos caminham lado a lado de forma complementar, criando um conjunto harmonioso de ações e textos.

Este aspecto é ao mesmo tempo a grande virtude e a pedra no sapato do elenco. Dá maior visibilidade à narrativa, acentuando as nuanças das interpretações, mas uniformizam o desempenho, causando a sensação de estarmos vendo sempre a mesma cena, o que deixa a peça um pouco linear, sem, no entanto, comprometer o espetáculo.

Esta é uma peça indicada aos amantes da cultura brasileira e aos pesquisadores interessados em apreciar uma experiência de teatro antropológico bem sucedida.

Avaliação:

Especial
  • Confira o que acontece no Festival de Teatro de Curitiba
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página