Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/04/2003 - 03h32

Telespectador é vítima da guerra pelo ibope

RODRIGO RAINHO
da Folha de S.Paulo

A guerra pela audiência entre os canais está fazendo muitas vítimas -entre os telespectadores- cada vez que a programação muda ao sabor dos números da audiência.

No último dia 3, por exemplo, a TV Record tirou do ar a novela "Um Amor de Babá", no 22º de seus 150 capítulos. Perderam seu programa, só na Grande São Paulo, 234 mil pessoas, segundo o Ibope. As cultuadas séries "Família Soprano", "Jack & Jill" e "Freedom" saíram da programação do SBT sem aviso nem justificativa. "Achei ruim tirarem "Jack & Jill". Decepcionou os telespectadores", diz a estudante Camila Lima, 20, fã do seriado.

O mesmo fim teve "Dawson's Creek", esquecido pela Globo no meio de sua segunda temporada. "Quem não tinha o canal pago Sony ficou na mão", diz o assistente administrativo Michael Souza, 18.

Os fãs de "Arquivo X" tiveram muita dor de cabeça com a Record, que tirou a atração do ar em janeiro sem mostrar os cinco últimos episódios da nona temporada. Somente no último dia 5, a série voltou -não às quintas, mas aos sábados.

"O cancelamento foi um desrespeito. Perdemos o ritmo e a sequência. Agora torço pela exibição do final", diz o administrador de empresas Reinaldo Sversuti, 29. Vai ter que torcer muito, pois a série recomeçou do início da temporada.

Tesoura

Cortar cenas de longas-metragens para adequá-los aos horários é outra prática. "Kramer vs. Kramer" (Record), "Coração Valente" (Globo), "João e o Pé de Feijão" (SBT) e "Spawn" (Band) foram ceifados recentemente.

"Essa mutilação irrita quem ama o cinema", reclama a professora Cristina Pirassol Serrano, 33. "O SBT cortou a cena final de "João e o Pé de Feijão". A Band reduziu "Spawn", de 240 minutos para 120."

Quando o filme não é cortado, pode ser cancelado. No último dia 6, a Band deixou de exibir o anunciado "A Eternidade E Um Dia". Seis dias depois, o SBT deixou a ver navios quem esperava por "007 Contra a Chantagem Atômica".

O SBT é o recordista em mudança de horários de seriados. "Smallville", "Oz", "Plantão Médico" e "West Wing" tiveram várias alterações desde a estréia.

"Em alguns domingos, esperei para assistir "Smallville", mas atrasaram ou cancelaram. No lugar, passaram futebol, que não me interessa", afirma a professora Denise Basílio Ferreira, 21.

E os fãs da novela "Betty, a Feia" (Rede TV!) não se conformam com os cinco minutos diários de repetição de cenas do capítulo anterior. "A parte inédita é muito curta, fica cansativo", diz a dona-de-casa Elisabete Monteiro Kianek, 51, uma das cerca de 580 mil pessoas que assistem à novela diariamente na Grande SP.

Cabo

Os assinantes da TV paga têm reclamado do excesso de reprises e de publicidade. Isso quando seu programa predileto não deixou de ser produzido.

Desde janeiro, o Sportv leva ao ar somente reprises de "16 mm", "Secrets Spots" e "Classics". Em 2003, o GNT ainda não exibiu nada inédito nas faixas "Pé na Estrada", "Celebridades" e "Lanterna Mágica".

Os canais de documentários National Geographic e Discovery são alvos de queixas em relação às televendas nos intervalos. "Essa publicidade é agressiva, vendem produtos de resultado duvidoso", diz o técnico de som Marcos Antonio Nass, 40. "Adoro ver programas sobre múmias. De repente, no intervalo, aparecem aqueles produtos. É cômico."

E o que dizer do Fox Kids, que exibiu o mesmo episódio, "O Brincalhão", da série "Zorro", várias vezes em março?

Sem canal

A operadora Directv tirou do ar o TVN, do Chile, o Disney Channel e o Music Choice, sem aviso prévio. A atitude irritou o supervisor químico Rogério Martins Gama, 31. "Assistia à mesa-redonda "Zoom Deportivo" e ao "talk show" "Pedro Carcuro'", lamenta ele.

Leia mais matérias da tvfolha
  • Daniela Cicarelli estréia programa de humor na MTV
  • Galã Dado Dolabella tenta a carreira de cantor
  • Silvio Santos volta das férias empolgado
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página