Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/04/2003 - 09h04

Mesas-redondas de futebol desafiam as mulheres

XICO SÁ
crítico da Folha de S.Paulo

Para muitas mulheres, a histeria das mesas-redondas de futebol é tão grave quanto uma traição. Para compensar o sacrifício, elas nos enfiam em sessões de filme iraniano, paquistanês... E assim o amor resiste a mais uma rodada.

A MTV entrou nesse mundo com o "Rockgol de Domingo", programa mais leve, menos testosterona _embora seja servido amendoim aos convidados_, um tom abaixo de Avallone e Chico Lang (Gazeta), enfim, o homem sensível tem o seu debate esportivo. Com a vantagem de não irritar tanto a costela amada.

O programa passa em revista os gols, leva sempre um jogador importante para a mesa, ironiza os cacoetes dos boleiros e satiriza a condição de "jogo de macho", que sempre esteve ligada ao futebol. Fotos de lances, digamos, sensuais, são reveladas na hora. Imagens do agarra-agarra na área são um perigo para os craques.

Paulo Bonfá e Marco Bianchi, os apresentadores, podem, nesses momentos, não agradar à massa fiel ao "Terceiro Tempo" de Milton Neves (Record), mas ganham a clientela pop da emissora e pelo menos não irritam as mulheres, o que não é nada fácil nesse gênero domingueiro.

Mas, para o azar delas, além do "Cartão Verde" (Cultura), uma outra mesa-redonda também invade a segunda-feira. "Bem, Amigos!" é comandada por Galvão Bueno. Estão lá os mesmos Arnaldo Cezar Coelho e Falcão que acompanham as transmissões da Globo. A idéia é manter essa coisa chata que chamam de debate de "alto nível".

Aí haja Wanderley Luxemburgo na área. A sorte dos amigos de Galvão e dos nossos também é que o programa mostra, como bônus, sempre uma reportagem de Márcio Canuto _jornalismo gonzo bem louco é isso aí_ e canjas com sustança, como a do vascaíno Paulinho da Viola.

O programa prometeu levar ao estúdio, na próxima segunda, o anti-herói Jacozinho, um ex-jogador do CSA de Alagoas que, escalado graças a reportagens de Canuto, brilhou ao lado de Maradona na despedida de Zico no Maracanã. Imperdível a reaparição desse Macunaíma que chegou a ter o passe trocado por uma vaca.

Avaliação:

Rockgol de Domingo
Quando: domingo, às 22h, na MTV

Avaliação:

Bem, Amigos!
Quando: segunda, às 21h, no Sportv
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página