Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/09/2007 - 12h46

Oliver Stone visita museu do massacre de My Lai no Vietnã

Publicidade

da Efe, em Hanói

O cineasta americano Oliver Stone visitou nesta quinta-feira (6) o museu vietnamita sobre o massacre de My Lai, um dos episódios mais sangrentos da Guerra do Vietnã e que será tratado em seu próximo filme, "Pinkville".

Mario Anzuoni/Reuters
Diretor Oliver Stone começa a filmar "Pinkville", novo longa sobre a sangrenta guerra do Vietnã
Diretor Oliver Stone começa a filmar "Pinkville", novo longa sobre a sangrenta guerra do Vietnã

Stone chegou a Da Nang para procurar locações para o filme --que será protagonizado pelo ator americano Bruce Willis-- e ficou encantado, segundo ele, em voltar ao Vietnã e surpreso em ver o grande progresso no país.

O diretor do centro, Pham Thanh Cong, se mostrou encantado e surpreso com a visita: "É especial, porque se trata de um veterano de guerra".

Cerca de 500 civis morreram na aldeia de My Lai, na província de Da Nang (centro). A vila era conhecida pelos vietnamitas como Son My e identificada na época da guerra pelo Exército americano como Pinkville, quando suas tropas entraram lá em março de 1968.

O fato originou uma investigação e um julgamento que conseguiram dividir o apoio da opinião pública americana à guerra, na qual os Estados Unidos se envolveram a partir de 1964.

Stone participou do conflito na infantaria do Exército. O período marcou o diretor, e acabou refletido em três filmes dirigidos por ele sobre o tema: "Platoon" (1986), "Nascido em 4 de julho" (1989) e "Entre o céu e a terra" (1993).

O diretor do museu disse esperar que "Pinkville" permita "educar as gerações mais jovens sobre os crimes do imperialismo americano e de seus soldados".

A imprensa americana só informou do massacre de My Lai um ano depois do ocorrido, e o julgamento dos acusados só condenou uma pessoa, o tenente William Calley, que passou quatro meses preso.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite o endereço wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página