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12/05/2003 - 15h57

Brasileiro trabalhou com os irmãos Wachowski para fazer "Matrix"

MARCELO BARTOLOMEI
Editor de entretenimento da Folha Online

Depois de um mestrado em efeitos especiais para cinema no AFI (American Film Institute), o brasileiro Eduardo Gurman, 29, foi contratado temporariamente para trabalhar na empresa de animação que fez algumas cenas para o chamado ano Matrix, que compreende o lançamento de dois filmes para cinema, nove curtas em DVD e jogos de videogame em 3D.

Arquivo pessoal
O designer Eduardo Gurman
Ele se formou em desenho industrial e em propaganda em 1998 no Brasil. Um ano depois, foi para Los Angeles, onde fez o mestrado, e, quando se formou, foi parar no Spectrum Studios, onde tinha um amigo que estagiava na técnica "motion capture", utilizada na sequência de "Matrix".

Pouco tempo depois de sua entrada, o estúdio foi contratado pelo Manex, outro estúdio de animação de Los Angeles, para fazer parte do trabalho. Eram 25 funcionários, no início, e outros dez foram contratados, todos silenciados por um contrato de cerca de US$ 100 milhões dados à computação gráfica no projeto da Warner Bros..

"Tudo o que foi capturado servirá para os dois filmes, videogames e para a série de curtas de animes 'Animatrix'", disse o designer.

Segundo Gurman, eles não tinha acesso ao roteiro do filme, mas trabalhou diretamente com os Wachowski, diretores do thriller. "Eu era responsável por vestir os dublês e atores, colocava as marcas da "motion capture" neles. Não conseguia tudo num dia só. De manhã os vestia, depois fazia pré-visualização de cenas para os diretores. Linkava os pontos, montava, eles olhavam e achavam que ia funcionar, sempre otimistas. Eles são perfeccionistas", afirmou.

Atualmente, a Spectrum não existe mais. Foi comprada pela Manex. Em janeiro de 2002, Gurman voltou ao Brasil e abriu a produtora Sync Produção Digital, que faz efeitos especiais, composição, aberturas de TV, animação em geral, vídeo institucional e autoração de DVD, entre outros serviços na área, e dá aulas de computação gráfica, desenho animado e teoria de cinema no Mackenzie, em São Paulo.

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